terça-feira, agosto 9, 2022
Day Hospital Cof
InícioModa & BelezaINVERNO: looks e maquiagens continuam em cores vibrantes, como no verão

INVERNO: looks e maquiagens continuam em cores vibrantes, como no verão

É hora de tirar as roupas e makes coloridas do armário, a ‘dopamine dressing’ veio com tudo

A velha máxima de que a moda reflete o tempo em que estamos vivendo se justifica mais uma vez neste inverno. A sensação de alívio com o fim da pandemia, aliada à visibilidade cada vez maior às pautas ligadas à diversidade e à causa LGBTQIA+ resultaram numa estação com tendências multicoloridas.


E as cores vêm vibrantes, bem diferentes da monotonia cromática comum aos meses mais frios de outros anos. De acordo com a curadora e consultora de moda Lilian Pacce, sair do isolamento social e voltar à vida mais ou menos como era antes trouxe essa vontade de investir em tons mais vivos – e a indústria da moda já percebeu isso. “Marcas de luxo criaram, inclusive, suas próprias cores, como o Pink PP da Valentino ou o verde da Bottega Veneta”, conta Pacce.


A tendência, já vista desde o verão, é chamada “dopamine dressing” por causar um efeito positivo no humor das pessoas. A empresária Paula Lozano, é dona de uma loja de roupas e diz que sente na prática essa nova onda: peças de tricô e jaquetas em tons coloridos estão entre os best-sellers do seu negócio. “O segredo é testar e experimentar”, diz.


Diretora de moda da revista Hooks, Evely Oliveira acrescenta mais um fator à tendência pelas cores vibrantes neste inverno: a nostalgia. “Esse movimento colorido tem muita influência de um resgate dos anos 1980 e 1990”, afirma. Segundo Evely, azul, verde-lima e pink, – o antigo rosa-choque –, aparecem em peças de tricô, bolsas e acessórios.


Para a executiva de vendas Ana Luiza Rocha, as cores nas roupas também sempre foram aliadas e adaptá-las para o inverno foi uma tarefa tranquila. “Foi fácil fazer essa adaptação com as cores para o inverno, porque eu só compro aquilo que vai ser versátil, que eu possa encaixar em diversos looks, como calças coloridas”, explica.


As cores chamativas também são vistas nas maquiagens, em especial na região dos olhos. “Neste ano, a tendência é o delineado gráfico, para fugir do clássico preto. É legal usar até dois ou três tons nos olhos”, diz Talita Akemy, influenciadora digital. Para ela, usar maquiagens coloridas combinadas com roupas monocromáticas também é uma boa opção.


Também maquiadora, Kátia Anjos concorda com a ideia de que a moda está inserida dentro do contexto histórico e social de uma época – e isso inclui, sim, as tendências que estão em alta. “A onda de aceitação da diversidade e individualidade certamente influenciou na volta das cores vibrantes”, afirma. Para Kátia, a maquiagem vai muito além da estética. “Ela também é uma ferramenta de expressão importante”.


Para ajudar a entender (e, quem sabe, aderir, à tendência), as especialistas em moda Lilian Pacce e Evely Oliveira, e Kátia Anjos e Talita Akemy selecionaram algumas dicas. Talita ainda disponibilizou um tutorial. Confira:

DICAS PARA USAR COLORIDO NO INVERNO
1 – É importante saber quais cores realçam o tom de pele, o que pode ser feito através de uma análise de colorimetria. Atualmente, existem aplicativos que fornecem o teste, porém, para quem gostaria de investir, é possível buscar por um profissional.
2 – Para aplicar a técnica do Color Block, é necessário descobrir as cores opostas. Para isso, basta procurar o círculo cromático de cores e definir os pares que mais combinem com você.
3 – Ao combinar as roupas com a maquiagem, uma dica é apostar em delineados gráficos que usem cores diferentes. Por exemplo, usar uma roupa na cor verde-lima e fazer um delineado roxo.
4 – É possível substituir cores como marrom com tons avermelhados e alaranjados, e o preto pode dar lugar a alguma cor escura; Além disso, o uso da máscara de cílios também está em alta.
5 – Uma tendência também bem-vinda é a maquiagem mais leve, que realce a beleza natural de cada formato de rosto. Para a auto-maquiagem, uma dica é buscar tutoriais na Internet com criadores de conteúdo com os traços semelhantes.
6 – Usar cores metalizadas e colar pedrarias no rosto também é uma opção para trazer pontos de cor na maquiagem, de forma leve e detalhista.
7 – Apostar em uma boca marcante também pode realçar a make e o look. Tons como vermelho alaranjado ou marsala, com olhos em textura mate ou acetinada equilibram o tradicional e inovador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES