Lives da emancipação

0
174
Celebrando os 58 anos da emancipação política de Lauro de Freitas, comemorados dia 31, a Editora Libre preparou uma série com oito lives abordando os aspectos históricos e sociais de diversos bairros do município, narrados pelos autores do livro “De Ipitanga a Lauro de Freitas: narrativas históricas do povo ipitanguense”.
 
A obra, lançada em outubro de 2019, reúne textos produzidos a partir das narrativas memorialistas de antigos moradores de Santo Amaro de Ipitanga, com um olhar que não remete apenas ao passado, mas também ao entendimento quanto a construção do momento atual vivido pela cidade e suas bases marcadas pela contribuição indígena, africana e portuguesa.
 
As duas primeiras lives aconteceram em 20 e 27 de junho, quando Eduardo Santana, Tássio Cardoso, Ladjane Alves Souza e Fátima Santana, abordaram as práticas quilombolas, seu Balaieiro e seu Caranguejo, duas personalidades marcantes na cultura da cidade. A programação segue neste mês, sempre às 17h, no Instagram @editoralibre. Confira:
 
Dia 3 – Márcio Wesley / Emanuel Paranhos: Narrativas e Histórias de Vida: seu Candinho e Amaro Brito;
Dia 10 – Coriolano de Oliveira / Vanusa Ribeiro: As faces do 2 de Julho: Breve Viagem à História de Lauro de Freitas;
Dia 17 – Tina Tude e Rosangêla Accioly: Mãe Mirinha e Tude Celestino: Poéticas ipitanguenses de vida, identidade e resistência;
Dia 24 – Dulce Moreira Sampaio e Gildete Melo: Memórias
de Areia Branca de Sotero e a cultura paz para uma Lauro de Freitas Sustentável;
Dia 30 – Gildásio Freitas: A emancipação política de Lauro de Freitas;
Dia 31 – Sarau Lítero-musical da Emancipação: Cantos e a Encantos do Ipitanga. Poesias, músicas e textos imagéticos sobre a cidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui