Longevidade bem-sucedida

0
2631
longevidade é tema de debate
Image by gpointstudio on Freepik

É comum as pessoas lutarem e trabalharem para terem dinheiro na velhice. Mas não costumam lutar, planejar e executar estratégias, que lhes possibilitem dar longevidade, autonomia e liberdade na velhice. Costumo dizer que desde o primeiro dia de faculdade de medicina fui enganado, pois imaginava que trataria da saúde das pessoas, quando na verdade só fui ensinado a tratar doenças. Nem mesmo a tratar doentes fui ensinado.

longevidade é tema de debate

E quando hoje penso em longevidade bem-sucedida, penso em promoção de saúde. Penso em como devemos cuidar adequadamente do veículo que vai nos levar até o final da vida: o nosso corpo, a nossa alma e o nosso coração.

Cuidando adequadamente desses três, cuidaremos de quatro pilares, que entendo como básicos para a conquista desta tal longevidade bem-sucedida. São eles: a saúde espiritual, independente da religião que cada um venha a seguir; a saúde emocional, porque de verdade, acredito que somos seres muito mais emocionais do que racionais; a saúde intelectual, abrangendo a vida acadêmica, profissional, financeira e tudo mais; e a nossa saúde física, pois se as outras três áreas estiverem de boa, mas o nosso físico não conseguir se levantar de uma cama, nada que aprendemos e que conquistamos poderão ser adequadamente utilizados.

Ultimamente tenho percebido que muitas pessoas, principalmente em redes sociais ou em outros meios de comunicação, acabam falando muito sobre como conquistar a saúde ideal e na maioria das vezes, no final, vem a venda de alguma cápsula, algum suplemento ou pílula mágica, quando na verdade, o movimento para essa conquista precisa ser um pouquinho diferente, haja visto que as coisas só se sustentarão se as mudanças vierem de dentro para fora. Não adianta muito o que os outros fazem por mim, o que vai transformar de verdade, é o que eu faço por mim. É a forma com que vou me capacitando, me fortalecendo e me preparando para essa tal longevidade. E para essa conquista, preciso da qualidade de vida que mereço. Mas para merecer temos que provar que merecemos.

Tem uma música de Xande de Pilares, que adoro o refrão: “tem que provar que merece, tem que provar que merece”.

Se eu colocar um anúncio na minha rede social, dizendo que estou vendendo um remédio mágico, que as pessoas vão conquistar qualidade de vida, vão conquistar autoestima, vão estar mais longe e mais afastadas da ansiedade e da depressão, da hipertensão, da diabetes, das restrições alimentares, vai ter fila para comprar esse remédio.

Mas, se eu convidar essas mesmas pessoas para realizarem uma mudança no estilo de suas vidas, e quando falo mudança no estilo de vida, é normal que as pessoas acreditem que só vou bater na tecla da atividade física, mas não, isso não tem nada a ver com atividade física, mas com autocuidado, isso tem a ver com me dedicar a incentivar as pessoas a deixarem de ser especialistas apenas em cuidar dos outros, em dedicarem, pelo menos, a partir de agora, talvez, pela primeira vez nas suas vidas, o autocuidado responsável.

Não estou pedindo para que ninguém deixe de cuidar de alguém, porque sei que temos sentimentos, que temos pessoas que amamos e desejamos cuidar até o final da vida. Mas lhes peço, de verdade, que a partir de agora, não sejam apenas “especialistas em cuidar dos outros”. Cuidem-se de verdade, como uma de suas prioridades. Percebam quanto tempo de nossas vidas perdemos ao ficarmos preocupados, dedicados a problemas que são dos outros, problemas que muitas vezes, não recebemos nem uma gratidão e retorno pela nossa preocupação.

Até quando você vai ficar esperando que cuidem de você, enquanto você não cuida de você?

Logo em breve você terá a oportunidade de refletirmos juntos sobre esses pontos, no nosso Encontro da Longevidade, onde, depois dele, será impossível que você permaneça da forma como está hoje. Me acompanhe nas minhas redes sociais: @marciorrsantana e @envelhecimentosaudavelbr Se inscreva no meu canal do YouTube Envelhecimento Saudável br e no Spotify Envelhecimento Saudável Br

Fiquem com Deus!

Márcio Santana é médico ortopedista e traumatologista especialista em medicina regenerativa e integrativa, diretor de gerontologia na Bahia, referência em longevidade bem sucedida na Bahia, Envelhecimento Saudável no Brasil e empresário.

CLAM CENTRO – Praça Santo Amaro de Ipitanga, 16 (ao lado da Igreja Matriz). Tels.: 3378-0883 / 3287-0125 / 3287-0190 / 3287-0185. 9 9164-5123.


CLAM VILAS – Rua Itagi, 590. Centro Com. Milmares, lj 2 (ao lado Banco do Brasil). Pitangueiras. Tels.: 3379-0643 / 3379-8523 / 3369-2024. 9 8643-6654

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui