Uma das condicionantes para a instalação do Parque Shopping Bahia, na avenida Santos Dumont, a Estrada do Coco, é a melhoria da mobilidade urbana na região – já complicada. O empreendimento deverá fazer intervenções nas vias de acesso e do entorno do shopping, incluindo a construção de duas novas avenidas e dois viadutos.
Praticamente um descampado há 30 anos, a área é hoje um ponto de saturação urbana, com tráfego intenso em direção aos bairros da cidade e ao litoral norte. O infográfico na página ao lado, mostra como deve ficar a região depois das intervenções viárias, com o conjunto completo.
Considerado “um grande vetor de crescimento da Região Metropolitana” pela prefeita Moema Gramacho (PT), o novo shopping center está em uma área de 260 mil m², onde também funcionarão universidades, hotéis, edifícios residenciais e comerciais, além de um Centro de Eventos com 6,5 mil m² e um parque de diversões com 7 mil m².
Depois de uma visita às obras, em 22 de março, o senador Jaques Wagner (PT) mencionou ainda uma “casa de espetáculos para 10 mil pessoas em pé, quatro ou seis mil sentadas” e “um parque com montanha russa”. O senador agradeceu a colaboração da Câmara Municipal: “os vereadores ajudaram não criando dificuldades para que o empreendimento se desenvolvesse”, disse.
O conjunto tem potencial para multiplicar muitas vezes o tráfego de veículos e pessoas na região. O próprio shopping conta com uma ampla área de lazer e entretenimento, com 12 salas de cinema, parque, praça de alimentação, restaurantes e cafeterias. O novo Centro Administrativo de Lauro de Freitas, que concentrará muitas das secretarias municipais e serviços públicos, está sendo construído na mesma área, contribuindo ainda mais para o aumento do fluxo de veículos e pedestres.
Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2019, o shopping já tem um plano de expansão que será anunciado assim que o empreendimento começar a funcionar.