Painés da mostra no calçadão de Vilas do Atlântico: soluções de alunos de Arquitetura e Urbanismo
Resultado de convênio de cooperação entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unime e a prefeitura de Lauro de Freitas, os alunos de Arquitetura e Urbanismo estão realizando uma mostra itinerante de projetos para requalificação e revitalização urbana. Participam também estagiários da prefeitura.
A Unime está representada pela coordenadora do curso de Arquitetura Myrian Leal Maia e a prefeitura pela diretora de Planejamento Adriana Trinchão Pires. Os arquitetos, urbanistas e professores Igor Catunda e Marcílio Marques respondem pelo Laboratório de Habitação e Mobilidade Urbana (Lahmur) da Unime, responsável pelos projetos.
A mostra, que passou pelo calçadão de Vilas do Atlântico no dia 22 de setembro e pela praça da matriz no dia 29, vai percorrer diferentes bairros da cidade, sempre onde os alunos identificaram necessidades de melhorias, dificuldades de mobilidade e acessibilidade urbana. No dia seis deste mês será a vez da praça de Portão, no dia 20 na própria Unime e no dia 27 na praça do Caranguejo, em Itinga, sempre das 9h às 14h.
A realização dos projetos de intervenção surgiu com o objetivo de propor um novo cenário urbano para a cidade. Foram levados em consideração os elementos da estrutura urbana identificadores da paisagem e as expectativas sociais da população: imagem, identidade, utilização, mobilidade e acessibilidade do espaço e da paisagem.
Por meio da iniciativa, a Unime quer aproximar a produção acadêmica dos alunos de Arquitetura e Urbanismo ao poder público local e valorizar a prática profissional desenvolvida pelos estagiários na prefeitura. Outro objetivo é dar visibilidade aos projetos para as diferentes áreas da cidade e possibilitar a execução deles.