A terceira edição do passeio ciclístico Pedal Delas, realizado dia 26 de março, em Vila de Abrantes, marcou o encerramento das comemorações do Março Mulher em Camaçari e levou às ruas uma mensagem de alerta sobre um problema silencioso que atinge muitas jovens no Brasil: a pobreza menstrual.
Dezenas de mulheres, como a operadora de caixa Jamine Queiroz (1) e a advogada Danielle Caetano (2), pedalaram pelas principais ruas do bairro de Vilas de Abrantes, motivadas pelo esporte e entretenimento, mas também para reforçar a importância da campanha contra a pobreza menstrual. “Infelizmente é uma realidade nas comunidades carentes por todo o Brasil, e por isso acredito que deve acontecer mais vezes”, alertou Danielle.
Ao longo do mês de março e antes de passar por Vilas de Abrantes, o Pedal Delas já havia marcado presença na sede do município e em Arembepe, onde, além de muita alegria, foram arrecadados absorventes para doação às mulheres em situação de vulnerabilidade social no município.
Presente nas três edições, a primeira-dama do município, Ivana Paula, falou da importância desse evento. “Costumo dizer que o ‘Dia da Mulher’ são todos os dias. Portanto, precisamos estar sempre cuidando, protegendo e promovendo cada mulher, que é um ser especial na vida de todos”, destacou.
Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), em parceria com as secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e da Cultura (Secult), e apoio do Grupo Ciclovia em Ação, o evento aconteceu em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março.