A Oscip Rio Limpo, enviou mensagem para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes, ao presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Leandro de Jesus e aos demais 11 deputados membros da Comissão:
A Oscip Rio Limpo, há mais de 12 anos, vem apresentando sugestões e cobrando das autoridades estaduais e municipais ações voltadas para a revitalização da Bacia Hidrográfica Joanes-Ipitanga. Afinal, mais de quatro milhões de baianos e milhares de empresas de Salvador e Região metropolitana se utilizam destas águas.
Daí é que vimos rogar a atenção de vossas excelências membros da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da nossa Assembleia Legislativa, que nos ajudem com suas importantes presenças na próxima reunião da Comissão, que solicitamos ao presidente deputado Leandro de Jesus, que agendasse para este mês de junho, para termos oportunidade de informá-los as causas da crescente degradação que são submetidos todos os rios da região da Bacia do Joanes-Ipitanga.
Queremos sugerir ações que podem mitigar e até promover a revitalização dos nossos rios, e melhorar a qualidade de vida e a saúde pública em risco em toda região.
Precisamos registrar que ao longo da sua existência, a Oscip Rio Limpo, criada por iniciativa dos pescadores, marisqueiras e ribeirinhos do rio Joanes, tem realizado dezenas de encontros e seminários com autoridades e comunidades da região, ações desenvolvidas sem qualquer conotação política ou ideológica.
Com esperança de contarmos com sua solidariedade e apoio, agradecemos a atenção, Cordialmente,
Fernando Guimarães Borba, presidente da Oscip Rio Limpo e Movimento Rios Vivos.