Personagem: “O perfil empreendedor de JK inspirou meus primeiros passos na política”, afirma João Leão

0
1047
politico de lauro de feitas e destaque nacional

Juscelino Kubitschek, um dos mais emblemáticos presidentes da história do Brasil, nasceu em 12 de setembro de 1902, em Diamantina, Minas Gerais. Sua carreira política começou em 1933, quando se elegeu deputado federal pelo seu estado. Já naquele momento, sua visão progressista se destacava, e ele se dedicou a trabalhar por medidas que valorizassem o desenvolvimento econômico e social do país.

Esse perfil não é diferente de João Leão, deputado federal pela Bahia em sexto mandato, ex-vice-governador, ex-secretário estadual de Planejamento e também de Desenvolvimento Econômico (SDE), dentre outros importantes cargos, o parlamentar também possui visão ‘progressista’, ou mais especificamente, ‘desenvolvimentista’.

Enquanto JK trilhava seu caminho rumo ao topo da política brasileira, na Bahia, o jovem João Felipe de Souza Leão iniciava seus primeiros passos na vida pública. Nascido em 27 de fevereiro de 1946, em Recife, Leão mostrava, desde cedo, grande habilidade de articulação e liderança. Eleito deputado federal em 1994 e, posteriormente, após diversos mandatos consecutivos, eleito vice-governador da Bahia 2013-2022, cargo que ocupou com louvor e maestria. Analistas políticos defendem que jamais, na história da Bahia, um vice-governador foi tão participativo em uma gestão.

As trajetórias de Kubitschek e Leão se entrelaçam em diversos momentos da história política do país. Durante o governo de JK, entre 1956 e 1961, o Brasil passou por um intenso período de desenvolvimento econômico, conhecido como o “Plano de Metas”. Nesse contexto, Kubitschek implementou uma série de medidas que visavam modernizar o país, entre elas, a construção de Brasília e a implantação da indústria automobilística.

Enquanto isso, João Felipe de Souza Leão, ainda em seus primeiros anos de vida política, acompanhava de perto as transformações que ocorriam no país. Inspirado pelo espírito de progresso de JK, Leão dedicou-se a implantar melhorias nos grêmios estudantis e posteriormente, sendo presidente dos Estudantes Universitários de Agronomia.

Nas eleições de 1988, disputou o cargo de prefeito de Lauro de Freitas, sendo o mais votado na história da cidade e proporcionalmente, do Brasil, com mais de 95% dos votos. Foi eleito com 14.986 votos contra 1.023 do outro candidato.

Deixou a prefeitura em 1992 com 87% de aprovação. Eleito deputado federal, se dedicou na busca de recursos e investimentos, não apenas para Lauro de Freitas, mas para todo o estado da Bahia, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social.

A construção de Brasília foi a grande realização do governo do presidente Juscelino Kubitscheck. Embora seu governo tenha sido marcado por grandes obras (e também pelo aumento da dívida pública), nada supera a construção da capital federal em pleno planalto central, região que era um deserto.

Não diferente de João Leão, considerado como ‘governador do oeste’ por maioria da população dos municípios daquela região, esse pernambucano que nasceu ‘baiano’, levou junto ao seu pai, Luiz Felipe de Souza Leão, o desenvolvimento e progresso ao oeste da Bahia.

Méritos aos visionários e empreendedores personagens da política, que deixarão perpetuados seus legados, como exemplo às gerações que lhes sucederem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui