Prefeitura lista obras do governo estadual na cidade

0
229
Moema Gramacho observa mapa de obras de Lauro de Freitas: ponto da situação
 
A macrodrenagem do rio Ipitanga – mais conhecida como a obra dos piscinões –, os novos apartamentos populares destinados à realocação de moradores afetados pela obra, o sistema de esgotamento sanitário, a finalização da estrada da Quigoma e a licitação do sistema de transportes metropolitanos e municipais estiveram em pauta em janeiro, durante reunião entre a prefeita Moema Gramacho (PT) e o secretário Nelson Pelegrino, de Desenvolvimento Urbano.
 
Estiveram presentes também Sérgio de Oliveira, presidente da Conder e representantes da Embasa, para tratar de assuntos relacionados às obras que o governo do Estado executa atualmente na cidade.
 
O primeiro dos seis reservatórios de captação de água de chuva – os piscinões – localizado entre a Estação Aeroporto do metrô e o Fazendão, no Jardim das Margaridas, está quase pronto. De acordo com a prefeita, um segundo, atrás do Restaurante Popular de Lauro de Freitas, no Centro, será concluído ainda no primeiro semestre deste ano.
 
Os piscinões serão também áreas de lazer para a população nos períodos em que o volume pluviométrico não exceder a capacidade de escoamento dos rios da cidade. Também em relação à obra de macrodrenagem, foram discutidos os 890 apartamentos que estão prontos desde outubro de 2018, no bairro do Jambeiro. A prefeita vinha cobrando a liberação do Governo Federal para que as unidades pudessem ser ocupadas.
 
A prefeitura quer agora uma quantidade maior de unidades habitacionais, em função das últimas enchentes e do alto número de bolsas-aluguel que mantém. Mais 500 unidades deverão ser concluídas em março.
 
ÁGUA E ESGOTO
Segundo a prefeitura, o abastecimento de água em Lauro de Freitas, executado pela Embasa, já tem investimentos contratados para os próximos 20 anos. Mas a obra de esgotamento sanitário, que agora promete atender 80% da população até 2023, ainda depende da captação de recursos para atender o restante da população. Esses outros 20% já teriam projeto pronto. 
 
Ainda segundo a prefeita, o Governo do Estado voltou a se comprometer com obras de recuperação da avenida Santos Dumont, a Estrada do Coco, que hoje é municipal. Um estudo de viabilidade para duplicação da via Gerino de Souza Filho também foi solicitado pela prefeita, assim como maior divulgação da Via Metropolitana. Destinada a retirar da cidade o trânsito de passagem entre Salvador e o Litoral Norte, a via continua subutilizada.
 
Outra obra viária, esta ainda à espera de conclusão, é a da Estrada do Quingoma, paralisada devido a problemas com a empresa executora. Segundo a Conder, responsável pela obra, uma nova ordem de serviço já foi expedida – e a empreitada está sendo relicitada. Moema Gramacho aproveitou a reunião para pedir ao governo que mais um trecho da obra, nas proximidades da creche Irmã Terezinha, seja incluído no escopo.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui