Projeto Ilhas certifica cursos para mulheres

0
199
Cinquenta mulheres moradoras das regiões de Lagoa dos Patos, Chafariz, Vila Mar e Ipitanga, em Lauro de Freitas, receberam no mês passado o certificado de conclusão da primeira etapa dos cursos tecnológicos oferecidos pelo projeto Ilha de Apoio a Sustentabilidade, desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com igrejas e associações de moradores dos bairros.
 
Durante as aulas, realizadas no Centro Comunitário Divino Espírito Santo, em Ipitanga, elas aprenderam em dois meses e meio os fundamentos básicos da tecnologia que compõe a primeira etapa para avançar nos cursos de computação gráfica, edição de vídeo, desenho técnico, robótica, manutenção e programação de equipamentos portáteis.
 
De acordo com o diretor de tecnologia na educação e coordenador do projeto Henrique Moitinho, além do curso certificado, as alunas também aprenderam a dar destinação ambientalmente correta ao lixo eletrônico. “Nós solicitamos que elas observem se há na comunidade alguém que queira se desfazer destes equipamentos, se houver condições de reuso nos consertamos em sala e doamos para alunos carentes, escolas ou outros projetos”, explicou.
 
A dona de casa Alaíde Araújo, de 82 anos, deficiente visual e aluna mais velha do projeto em Ipitanga. Para ela, além de um incentivo, o Ilhas ampliou seus conhecimentos. “Nunca é tarde para aprender algo novo e é tão bom”, comemorou. Já para Josefa Maria, de 55 anos, moradora do Vila Mar, a ação foi gratificante. “Não esperava que com esta idade pudesse aprender tanto”, disse.
 
Desde o início deste ano, o projeto já certificou 110 alunos com turmas em Quingoma, Portão e Ipitanga. O público alvo são mulheres em situação de vulnerabilidade, idosos, deficientes intelectuais e visuais, surdos, além de jovens e adultos.
 
Henrique Moitinho (centro) e apresidente da Câmara de Lauro de Freitas entregam certificado

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui