Projeto voluntário de limpeza de praias retira mais de 86kg de microlixo de Buraquinho

0
834
comunidade se organiza para limpeza de praias

Mais de 100 voluntários, de todas as idades, se reuniram para limpar a praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas, no dia 15 de julho. A ação, organizada pelo Movimento Eu Amo Lauro, coletou 86 kg de microlixo, a exemplo de tampinhas de garrafas e bitucas de cigarro. A iniciativa faz parte do projeto “Essa praia também é minha”, realizada em parceria com o Parque Shopping Bahia e Papyrus, com apoio da Vilas Magazine, Conselho de Turismo de Lauro de Freitas, REMCA Bahia, OSCIP Rio Limpo, Vale do Ipitanga.

Rodrigo Chetto, um dos idealizadores do Movimento Eu Amo Lauro, destaca que a proposta central é despertar o sentimento de valorização, pertencimento e respeito da população com a cidade de Lauro de Freitas. Neste ano o projeto já realizou 10 eventos de limpeza de praia no município, percorrendo cerca de seis quilômetros e recolhendo quase 400 quilos de lixo.

“A proposta do movimento é fomentar o sentimento de pertencimento e também, caminhar na direção do desenvolvimento, algo que o município está precisando muito. Poder falar que temos orgulho de ser laurofreitenses. E esse sentimento passa pelo cuidado com o meio ambiente, sobretudo se conseguirmos plantar essa sementinha na nova geração”, ressalta Rodrigo.

comunidade se organiza para limpeza de praias

Durante o evento, são realizadas ações de educação ambiental com os banhistas e comerciantes locais, orientações sobre o descarte adequado dos resíduos e distribuição de sacolinhas biodegradáveis. “Espero que esse sentimento de amor pela cidade, um dia, seja tão forte, que não sejam mais necessários realizarmos eventos para limpeza, seja das praias, das praças ou dos rios. Enquanto isso, temos um calendário de ações, nas quais qualquer munícipe pode participar”, concluiu Rodrigo.

A próxima ação do “Essa praia também é minha” acontece dia 12, às 8h30, na Praia de Ipitanga. No dia 16 de setembro, o Movimento Eu Amo Lauro participará do CleanUp Day, evento mundial de limpeza, que reúne em um único dia uma grande mobilização social pautada na limpeza das praias, praças, rios, entre outros.

Para participar das ações do movimento, interessados podem se cadastrar pelo site https://limpezadepraia.com.br ou seguir @euamolauro no Instagram.

comunidade se organiza para limpeza de praias

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui