Projetos luminotécnicos estão cada vez mais presente nos ambientes residenciais

0
338
projetos de iluminacao de casas em lauro de freitas

Entre as principais vantagens, a possibilidade de transformar o ambiente doméstico e promover atmosferas para as mais diversas ocasiões

Todo espaço que recebe um projeto luminotécnico sai na frente. Em um único ambiente, é possível promover funcionalidade, conforto e intensidade, sem o uso exagerado de lâmpadas. Por isso, ao incrementar um projeto luminotécnico na residência, apartamento ou empreendimento comercial, o ambiente em questão ganhará vida própria, por conta das mais diversas atmosferas e climas que estarão disponíveis no mesmo local.

Isso é possível, pelo fato do ambiente ali transformado, dispor de uma iluminação personalizada, feita sob medida, respeitando os gostos do cliente, mas também realçando o que há de melhor do espaço, devido ao olhar mais técnico e apurado de quem entende do assunto.

Intitulado de projeto luminotécnico, essa técnica da arquitetura dá mais beleza ao espaço e tem o poder de ressaltar detalhes decorativos, dando ênfase aos locais que mais precisam de atenção. E diante da particularidade de cada ambiente, é preciso compreender qual material melhor se adequa.

“Critério é fundamental. Tem que saber onde vai instalar as lâmpadas, fitas de led e também os lustres. Quais sensações o cliente deseja transmitir com esse novo projeto luminotécnico? Entretanto, existem critérios técnicos, como aproveitamento da luz natural, pontos que necessitam de iluminação. É um mundo aberto que precisa ser fechado. Por isso, o proprietário precisa saber o que quer”, pontua o arquiteto Sérgio Ferreira.

Para ajudar aqueles que desejam e precisam de uma mãozinha, algumas dicas do arquiteto Sérgio Ferreira prometem ajudar a transformar o ambiente doméstico:

Para a cozinha, é importante investir num ambiente claro, para prevenir acidentes e encontrar sujidades com mais facilidade. Entretanto, caso as refeições noturnas sejam feitas no espaço, lâmpadas amarelas e luzes indiretas podem tornar o momento mais acolhedor;

No caso da sala, as luzes difusas são as mais recomendadas. Spots de luz melhoram a experiência de ouvir música e ler TV;

Abrangendo todos os ambientes, é recomendado o uso de acessórios que controlem a iluminação do local, como interruptores, sensores de presença, timers e dimmers. Esses itens trazem funcionalidade e modernidade para a residência;- Por fim, atenção com a temperatura ambiente. Qual tom de luz é o que mais se adequa aos cômodos do imóvel? Nesse caso, é preciso tomar uma decisão que entra no conflito de gosto e funcionalidade. Se a residência tiver uma temperatura mais alta que o ambiente externo, tons mais claros se adequam melhor (e vice-versa).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui