
Ipitanga vai receber a requalificação que a prefeitura de Salvador vem fazendo em toda a orla da capital
Primeira capital do Brasil, Salvador completou 470 anos de fundação em 29 de março. Com dez dias de comemorações – entre 21 e 31 – numa vasta programação de eventos, a soterópolis festejou a si mesma. Houve de inaugurações de obras até o Festival da Cidade, com apresentações culturais em vinte pontos diferentes da cidade.
“Hoje, apresentamos um conjunto de R$ 840 milhões em investimentos que a Prefeitura vai liderar em comemoração aos 470 anos da cidade”, disse o prefeito ACM Neto (DEM) ao anunciar a programação. “São obras impactantes e transformadoras em diversas localidades, nas áreas de infraestrutura, habitação, educação, saúde, cultura, promoção social, turismo e geração econômica”, comemorou.
A requalificação do trecho de orla entre Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga – até o Centro de Excelência de Judô, que já é território de Lauro de Freitas – é um dos destaques apresentados por ACM Neto. Todas as rampas de acesso à praia serão construídas ou reformadas e a região ganhará áreas pergoladas para sombreamento de banhistas. O objetivo é obter para as três praias o selo Bandeira Azul, que atende critérios como educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços.
Com projeto pronto, a orla de Stella Maris a Ipitanga terá “ações diferenciadas, que valorizarão a vegetação de restinga do local”, de acordo com a prefeitura de Salvador. Serão implantados um campo de futebol, duas quadras de vôlei, espaço para ioga e meditação, de apoio para os surfistas, área de skate, ciclovia, trilhas para caminhadas, parque infantil, quiosques de baiana de acarajé e de coco e espaços compartilhados entre ciclistas e pedestres.

FOTO: Farol e Forte de Santo Antonio da Barra, o mais tradicional cartão postal de Salvador
Na lista de entregas estão ainda a requalificação da Ponta do Humaitá, a implantação do Espaço Colabore, no Parque da Cidade, e a estátua de Mãe Stella, em Stella Maris, além de novos postos de saúde e escolas. “Com esse volume recorde de investimentos, são muitas iniciativas a serem realizadas nos próximos dois meses”, pontuou o prefeito.
Os dez dias do Festival da Cidade tiveram programação totalmente gratuita, multicultural e artistas patrocinados exclusivamente pela iniciativa privada. Foram cerca de 60 ações de diversas manifestações culturais, seja teatro, música, literatura, fotografia, exposições, artesanato, economia criativa, brincadeiras ou oficinas. O ponto alto aconteceu no próprio dia 29, aniversário da cidade, com o Concerto Internacional Salvador 470 anos, no Farol da Barra, que contou com a apresentação de cantores locais como Saulo, Márcia Freire e Magary Lord, além do angolano Paulo Flores e dos portugueses António Zambujo e Ana Moura.