Registros e Notas, por Accioli Ramos

0
803

ESTACIONAMENTO UNIME

Aumenta a repercussão negativa pela cobrança do estacionamento na Unime. Estudantes e usuários do serviço público municipal de saúde, recém instalado nas dependências da instituição, estão indignados com a atitude e tudo indica que a celeuma vai esquentar ainda mais o clima, dentro e fora da comunidade acadêmica. A edição de agosto da Vilas Magazine abordou o assunto.

CAIXA PRETA DO COMPAI

Reativado após denúncias da sociedade civil no Ministério Público da Bahia, o Conselho Municipal de Política Ambiental Integrada (COMPAI) insiste em não registrar as suas reuniões em atas. Quais deliberações estão sendo tomadas nas reuniões? A comunidade quer e precisa saber.

SEMARH NO MP

Ao que tudo indica, o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos continuará provocando muita dor de cabeça para a Procuradoria Geral do Município. É que ele recebeu, enquanto presidente do COMPAI, mais um ofício do Ministério Público, cobrando informações sobre os trâmites para aquisição dos equipamentos aprovados pelo Conselho, e também sobre a contratação de consultoria para elaboração de projeto de lei. Até agora, nada foi esclarecido.

E OS BURACOS CONTINUAM

Foi muito efêmera a sensação de que alguma solução seria tomada sobre os buracos espalhados por toda a cidade após a posse de Geraldo Ribeiro Mascarenhas Júnior, novo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, desde o dia 1º de junho. E já se vão mais de três meses.

REUNIÕES SEM QUÓRUM

Os vereadores de Lauro de Freitas continuam se ausentando das sessões semanais. Dos 21 edis, são necessários, no mínimo, 1/3 de presenças, correspondente a sete parlamentares, para que as sessões sejam iniciadas. No dia 23 de agosto, achando pouco o recesso parlamentar de julho, os nobres edis optaram por priorizar outros compromissos em suas agendas e a sessão foi suspensa, novamente, por falta de quórum mínimo.

PROTOCOLO REPETIDO

O Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU) continua fornecendo protocolos com o mesmo número para diferentes denunciantes. A prática já foi questionada pelo Movimento Chega de Poluição Sonora desde 2021, em reunião com o Procurador Geral do Município, Kívio Dias e representantes da Settop, Sedur e Semarh. A repetição dos números de protocolo dificulta o acompanhamento pelos denunciantes e o monitoramento da quantidade de denúncias, dias, horários e locais das ocorrências, além de aparentar que o número de denúncias seja menor que o real.

CARAVANA FEDERATIVA

Faltou comunicação adequada para que os municípios baianos aproveitassem melhor a mega estrutura do Governo Federal, montada no Centro Administrativo da Bahia, dias 24 e 25 de agosto, com o objetivo de aproximar os ministérios das prefeituras, ofertando instruções técnicas para facilitar a adesão aos programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa inovadora foi elogiada, porém, participantes também comentaram que foram “convocados” de última hora, sem que soubessem exatamente de que se tratava.

Seja cidadão do lugar que você escolheu para morar com sua família; transfira seu domicílio eleitoral e participe civicamente da vida em sociedade e do bem comum da comunidade onde você mora

Moradores de Lauro de Freitas que ainda mantém domicílio eleitoral em outra cidade, podem e devem transferir seu título eleitoral, condição cívica para exercer, em toda sua plenitude, a cidadania e a democracia, contribuindo e fortalecendo decisões importantes para o futuro do município, ajudando a escolher nossos gestores e representantes na Câmara Municipal. É muito simples e rápido: compareça no Cartório Eleitoral, que funciona no Empresarial Torres Business, na rua Silvandir F. Chaves (entrada à direita logo após o Hospital Menandro de Faria), levando RG e comprovante de residência. O atendimento é de 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. Mais informações: tel.: 3378-0679 ou e-mail zona180@tre-ba.jus.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui