A concha acústica de Lauro de Freitas foi palco, dia 17 de setembro, do maior evento de caracterização de matriz africana, o 3º Caruru do Bem, o autêntico caruru de raiz, reunindo pessoas de diversas cidades e caravanas de estrangeiros, participantes e convidados, que se apresentaram caracterizados de personagens da matriz africana. O evento contou com a apresentação do cantor Daniel Gouveia (o Matuto do Catende), do forrozeiro J. Santana, de Moacy Mendes, Neto de Procópio, de Marinho (da Banda Axé Babá), do Grupo G. C. Cultural, além de apresentações de dança do grupo Baobá das Pretas.
As artesãs da Santa Feira Arte da Gente, movimento de economia solidária que trabalha com artesanato e costura criativa, idealizado por Patrícia Aguiar, apresentou mais de 300 produtos feitos à mão, valorizando o artesanato local.
“O Caruru do Bem está indicado para integrar o calendário turístico de Lauro de Freitas”, afirmou Fernanda Aragão, presidente do Conselho de Turismo do município e presente no evento, além do vereador Flor Cruz, do secretário de Turismo, André Pereira, jornalista Edilton Tourinho, líder comunitário Elielson Farias, professores e historiadores Gildásio Freitas e Coriolano Oliveira, pacientes, colaboradores, voluntários do HECAM, entre outros.
O evento contou com o apoio do CDL, SECULT, COMTUR, Prefeitura de Lauro de Freitas, Studio 5 Estamparia, Instituto Prismale, Aromas 3A, além de ampla divulgação no Mercadão da Bahia, através do showroom da Santa Feira (loja 1185), que realiza no espaço, diversos eventos, como exposição de artesanatos, costura criativa, palestras e campanhas (vale a pena visitar o espaço quando for ao Mercadão).
Toda a renda do 3º Caruru do Bem, será destinada às obras sociais do HECAM, que atende mais de 1.200 pessoas mensalmente, com distribuição do Jantar Solidário, no Centro de Lauro de Freitas (com parceria do Clube Ipitanga) e nas comunidades Lagoa dos Patos, Vila Nova de Portão e Chafariz e também entrega 700 quentinhas para pessoas em situação de rua, em Salvador. O HECAM também distribui mais de 3 toneladas de alimentos mensalmente, em cestas básicas, em comunidades carentes de Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D’Ávila e Salvador e entrega 1.000 kits de Café Solidário para pessoas que chegam do interior e ficam na fila para tratamento do câncer no Hospital Aristides Maltez.
Entusiasmada com o sucesso do evento, a Santa Feira Arte da Gente promete realizar brevemente a maior feijoada do ano, também em prol da instituição (passaportes já disponíveis, pelo tel.: 71 99675-2084).
Siga o Hospital Espiritual Casa de Amor:
@hecamcasadeamor
@santafeiraartedagente.