Semana municipal do ciclista

1
2321
colunista para a vilas magazine

Instituída através da Lei Municipal nº 1.886/2020, a Semana Municipal do Ciclista, em Lauro de Freitas, foi oficializada para acontecer durante a terceira semana de agosto, no entanto, após 4 anos de sancionada, e mesmo tendo um número bastante significativo de ciclistas trafegando pela cidade, tudo indica que passará mais um ano sem sair do papel e o tema continuará sem receber a devida atenção.

A lei foi criada em atendimento à solicitação da sociedade civil e o período escolhido como forma de reforçar o Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto (Lei Federal nº 13.508/2017). A intenção da solicitação foi que o poder público, ao menos durante uma semana, promovesse e estimulasse atividades relacionadas ao ciclista, como forma de ressaltar a importância da bicicleta nas mais diversas áreas, como o esporte, o lazer, o trabalho e a mobilidade, além dos benefícios para a saúde e o meio ambiente.

Seria, sem dúvida, um momento muito especial para uma ação integrada entre os diversos órgãos municipais e quando as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Trânsito, Esporte e Trabalho, entre outras, participariam envolvendo os três setores da sociedade (poder público, sociedade civil e iniciativa privada).

Ruas de lazer poderiam ser criadas para reunir as famílias dos quatro cantos da cidade. Palestras presenciais e transmitidas pela internet sobre educação no trânsito, com dicas e orientações para os motoristas, motociclistas, pedestres e trabalhadores que usam a bicicleta, muitos deles servidores públicos. Profissionais oferecendo aulas para todas as faixas etárias. Exposições com as empresas do ramo com novidades dos diversos modelos de bicicletas e acessórios. 

Empreendedores teriam espaço para apresentar projetos e atrair patrocinadores além de uma grande oportunidade para a prefeitura prestar contas da aplicação dos valores arrecadados com as multas de trânsito, conforme a Lei Municipal nº 1892/2020, que define o uso de 5% das multas de trânsito para a sinalização voltada aos ciclistas no município.

Lá se vai mais um ano em que a Semana Municipal do Ciclista em Lauro de Freitas deixa de ser aproveitada como uma das várias formas de elevar a imagem da cidade, gerando emprego, renda e abrindo o mercado para novidades. Faltou visão do executivo e fiscalização do legislativo.

Planejar é muito importante para que as ideias virem bons projetos, mas é preciso ser persistente para que os projetos saiam do papel.

Agora é torcer, continuar planejando, persistindo e acreditando que dias melhores virão.

Hendrik Aquino, jornalista, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades pela Unifacs e gestor de projetos pela Unijorge.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, excelente continuidade do que é para ser feito. Nós ciclistas ficamos gratos em termos pessoas como vcs à nos representar. Se a maioria pensar que essas ações não são para favorecer apenas a um grupo e sim O TODO, viriam a extrema importância de assuntos relevantes como esses. Fica aqui meu apoio a Hendrik Aquino.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui