Desde que foi implantado pelo governo estadual, em 3 de abril, o Tele Coronavírus já atendeu mais de 40 mil pessoas. O serviço é gratuito e coloca a população em contato direto com profissionais voluntários da área de saúde, pelo 155, tendo como objetivo principal, orientar em caso de dúvida sobre a Covid-19. A estrutura de atendimento, composta por 40 colaboradores da rede SAC, está montada no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os atendentes recepcionam as ligações e fazem uma triagem, aplicando um questionário desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesab) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Bahia). Na sequência, transferem para um dos mil estudantes de medicina que participam voluntariamente do projeto.
Idealizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e Fiocruz Bahia, o Tele Coronavírus recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Sesab, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento (Seplan), da Segurança Pública (SSP), da Administração (Saeb) e de Infraestrutura (Seinfra).
Também aderiram à ação as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Escola Bahiana de Medicina, a FTC Salvador, a Unifacs, a Unime, a UFRB e a Fesftech, esta última responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que é alimentada pelos voluntários.