Tonny Ferreira: “Cultura nos define como cidadão. Me deixa triste ver que o poder público não dá o merecido valor aos trabalhadores da cultura local”.

0
1094
produtor cultural de lauro de freitas

“Coisa boa é poder conversar com amigos, sobretudo os ‘das antigas’, aqueles que gente demora de ver, mas quando nos encontramos, rola aquela vibração positiva. A última vez que encontrei o diretor e ator teatral Tanhinho, foi na encenação da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas, na Praça da Matriz, em abril de 2022. Ele estava na plateia nos prestigiando.

Recordo que foi um momento delicado e de muita emoção. Estávamos todos realizando o espetáculo sem o nosso eterno diretor e saudoso Duzinho Nery, que idealizou e dirigiu a peça por mais de 20 anos. Confesso que a partir de agora, todas as vezes que estivermos na produção da Paixão de Cristo este sentimento estará conosco.

A missão de manter o legado da peça ficou com a gente, sobretudo com o nosso irmão caçula Alan Nery, que atua desde a primeira edição e agora carrega a missão de diretor do espetáculo. Eu sempre fiz parte dos bastidores ao lado da equipe de produção, composta por grandes amigos, amigas e a nossa comunidade cultural.

No final da apresentação, Taninho veio falar conosco, com aquele abraço recheado de lágrimas de ambos os lados. Lágrimas de saudades do nosso Duzinho e de emoção pelo espetáculo que foi apresentado repleto deste sentimento por todos os atores, bailarinos, cantores e equipe de produção técnica.

Lembro de ter dito: “meu irmão, preciso entrevistá-lo, estou produzindo uma série literária com pessoas que deram e dão norte ao teatro aqui em Lauro e você não pode ficar de fora”. Dias depois enviei as perguntas via WhatsApp. Meses se passaram, confesso que já tinha perdido a esperança. Mas numa certa segunda-feira de dezembro de 2022, às cinco horas na manhã, recebo um presente (um áudio): “irmão desculpe a demora, seguem as respostas da nossa entrevista”.

Taninho é um amigo da velha guarda. Nos conhecemos nas atividades culturais produzidas pela Pastoral da Juventude, ele à frente de grupos de jovens do bairro de Itinga e eu, do Centro. Na época éramos uma só paróquia, mas no começo dos anos de 1990, foi dividida e a partir daí nos grandes festivais realizados pela Forania 9, da Arquidiocese de São Salvador, passamos a ser “concorrentes” no bom sentido. Pois antes da divisão paroquial erámos todos do mesmo time, em especial, nas produções artísticas para os festivais organizados pela Arquidiocese.

A Pastoral da Juventude foi a nossa escola de arte e fé. E os grupos de jovens laboratório de convivência, partilha, amadurecimento, senso crítico, irmandade e movimentos culturais que até hoje dão frutos em nossas vidas.

Tonny Ferreira, ator, diretor, produtor cultural, professor e roteirista, iniciou sua carreira aqui na sua terra natal, nossa querida Lauro de Freitas, participando ativamente da cena cultural. Dirigiu durante 12 anos a Paixão de Cristo de Itinga e para o nosso orgulho, foi o primeiro morador de Lauro a entrar na Escola de Teatro da UFBA, onde cursou Licenciatura e Direção Teatral. Foi um dos fundadores do Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas, onde contribuiu fortemente no fomento da cultura local, destacando-se no setor de movimentos teatrais. Fez parte da fundação da UNIALF – União dos Artistas de Lauro de Freitas, projetando o nome do município dentro e fora do país. Nos anos 2000, iniciou sua pesquisa em Máscaras, participando como ator e assistente de direção no Grupo Prá Nós a Máscara com direção de Isa Trigo. Atualmente está à frente da direção do espetáculo Ubu Rei da Cia Persona de Teatro”.

Márcio Wesley é Jornalista com MBA em Comunicação e Semiótica na linguagem artística e Licenciatura em Artes Visuais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui