Prossegue até o dia 20 a campanha nacional de vacinação contra a síndrome respiratória aguda grave pela Gripe A, mais conhecida como H1N1 – uma doença provocada pela mutação do vírus da gripe.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde, até 26 de março de 2016 foram registrados 444 casos de H1N1 no país. Este ano, até o início de abril, 153 pessoas já teriam morrido em consequência da doença, seis delas na Bahia, onde foram confirmados 25 casos da gripe, um deles em Lauro de Freitas.
A campanha de vacinação, prevista para começar em 30 de abril, foi antecipada em Lauro de Freitas. Desde o dia 18 de abril a vacina vem sendo oferecida nos postos de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.
Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
As autoridades de saúde recomendam que a população adote medidas de prevenção da gripe, tais como lavar as mãos várias vezes ao dia, proteger tosse e espirro com lenços descartáveis, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados, evitar contato próximo com pessoas com sintomas de gripe e evitar aglomerações em ambientes fechados. As pessoas devem procurar um serviço de saúde ao perceber os primeiros sintomas da gripe.
Em Lauro de Freitas, o dia D da vacinação aconteceu no sábado, 30 de abril, em vários pontos. Além de escolas públicas e unidades de saúde, seis supermercados participaram da ação. Em Vilas do Atlântico, a sede da secretaria de Políticas para Mulheres, na avenida Praia de Pajussara também dispensou vacinas.
