Depois de uma forte queda devido à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, a recuperação do mercado imobiliário está surpreendendo analistas, ficando inclusive além da retomada da atividade econômica de um modo geral. Entre os fatores, destacase a taxa de juros de 2% ao ano, a menor desde o início da série histórica brasileira em 1996. É um ótimo momento de vender um imóvel residencial.
Para quem tem estes planos, o empresário Benjamin Cano, apresentador e sócio de uma agência imobiliária de luxo sediada no Rio de Janeiro, diz que investir no Home Staging pode fazer toda diferença. O objetivo do conceito, que surgiu nos Estados Unidos, é mudar a aparência do imóvel, tornando-o mais atrativo para futuros inquilinos ou compradores através de uma decoração rápida, funcional e acessível.
O Home Staging é uma alternativa para mostrar um imóvel com intenção de vendê-lo rapidamente. Para tornar o imóvel atraente para o maior número de compradores em potencial, o empresário dá dicas básicas para ter um grande impacto:
– Ter um interior neutro: nada de cores fortes. O branco é uma ótima solução para neutralizar
um interior e oferecer a possibilidade a um comprador de se projetar no apartamento.
– Esvaziar o apartamento: ter um espaço livre é muito importante para se ter noção dos volumes e da circulação livre. Dessa forma, o comprador pode imaginar a disposição dos móveis.
– Arrumar: um imóvel bem arrumado e limpo dá sempre uma melhor impressão e, como diz o ditado: ‘a primeira impressão é sempre a que fica’. Se sentir à vontade no apartamento é muito importante.
– Despersonalizar o apartamento: o proprietário de tentar, no máximo, tirar o que dá personalidade ao imóvel. O comprador tem que ter mais uma vez possibilidade de imediatamente se projetar no imóvel. Benjamin ainda dá um dica final: “E sempre melhor o dono do imóvel estar ausente nas visitas. Se não pode sair do, pelo menos deve se fazer muito discreto”.