A Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas e a Escola Ana Lúcia Magalhães, com o apoio da Secretaria de Educação do município, objetivando motivar a inclusão de jovens estudantes no segmento literário, através da poesia, e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, promoveram em junho, a primeira edição do Projeto Rios de Poesias.
Participaram 25 poetas, estudantes da instituição de ensino, que apresentaram a uma comissão constituída por acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, poemas com conteúdo bem reflexivo sobre a preservação dos rios.
Os vencedores foram: 1° lugar, Raiane Souza, com o poema “Rios”; 2° lugar, Marcos Vinícius, com o poema “Rios de Água” e Janderson Santos, poema “Rio Majestoso”, e 3° lugar, Brenda Melissa, que apresentou o poema “Rio Joanes”. Todos foram premiados com livros de autores do município.
O projeto foi coordenado pelo acadêmico e educador, Antônio Cláudio, com o apoio de conf rades da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, tendo participação direta da presidente Janeide Borges.
Presentes na premiação, além da equipe que constituiu a comissão, a acadêmica e conferencista, Dulce Sampaio, professores, convidados da área da arte e cultura e o presidente do Rotary Club Lauro de Freitas, José Bonifácio Silveira Gomes, que elogiou a iniciativa e a importância da continuidade do evento.
O evento ainda teve um passeio de barco pelo Rio Joanes, mostrando aos alunos participantes a triste realidade em que se encontra este importante rio.