Tendo como focos principais o empreendedorismo e a sustentabilidade, a Associação Mulheres Protagonistas realizou, em 20/2, um encontro de confraternização e networking, reunindo associadas para celebrar as conquistas e compartilhar os próximos passos para 2025. No evento foram destacados o fortalecimento da rede de apoio e discussões estratégicas sobre os avanços do projeto Fábrica Cocovida, que busca transformar a realidade de mulheres e suas famílias.

“Mais do que um empreendimento, trata-se de uma proposta de autossustentabilidade e independência financeira para a associação, proporcionando oportunidades reais para mulheres em situação de vulnerabilidade, seja por violência, pobreza ou desemprego. Ao garantir uma fonte de renda estável para suas associadas, a associação também promove impacto positivo para adolescentes e crianças, fortalecendo o ciclo de empoderamento feminino e inclusão social”, Tatiana Soares Morais Gonzalez, presidente da associação.
O projeto Cocovida nasce como uma iniciativa inovadora, voltada para a produção de insumos à base de coco, incluindo alimentos e cosméticos. Durante o encontro, foi destacada a importância de contar com apoio governamental para consolidar o projeto. A associação busca acessar programas específicos para associações já existentes, além de firmar parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, tornando-se uma beneficiária municipal e ampliando o alcance de suas ações. Dentre as possibilidades, estão linhas de financiamento e incentivo como Pronampe, FAME-Sebrae-BA, Procred-MEI, BNDES e programas do Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Desenbahia. Esse suporte será essencial para equipar a fábrica com máquinas embaladoras e garantir a qualidade dos produtos, que terão insumos nacionais e importados.
O encontro também reafirmou o compromisso da Associação Mulheres Protagonistas com o desenvolvimento de suas associadas e com a construção de um modelo sustentável de empreendedorismo feminino. O projeto Fábrica Cocovida é um passo significativo para garantir autonomia financeira e dignidade para mulheres que buscam novas oportunidades.