A convite do Colégio Perfil, de Vilas do Atlântico, o professor Daniel Moscardo, 34 anos, da Google Partner Foreducation EdTech, mostrou no mês passado como as mudanças sociais e tecnológicas criam novas dinâmicas no mundo do trabalho e geram novos modelos de negócios. O Colégio Perfil é atualmente a única escola parceira Foreducation na Bahia, com o programa de transformação Going Google.
A palestra ‘Futuro do Emprego e das Profissões’, foi pensada para enriquecer a experiência educacional dos alunos, mas houve também uma sessão só para os pais. Em um bate papo informal, Daniel Moscardo mostrou como a tecnologia está criando novas formas de consumir produtos e serviços e como essas formas estão criando novas necessidades. Nessa nova era, ter um bom produto ou serviço é obrigação para qualquer empresa. Então começam a valer ainda mais as experiências. E viver a experiência é o que mais interessa à nova geração. A “economia da escassez”, em que o que mais importava era acumular bens, ficou para trás.
Wilson Abdon, diretor executivo do Colégio Perfil, lembra da reação de um grupo de alunos que assistia à palestra. “Meia dúzia levantou a mão quando se quis saber quem queria montar uma empresa, mas todos levantaram a mão quando a proposta foi fazer um mochilão pelo mundo”, disse. E por que? “Pelos ‘perrengues’ que a gente vai passar”, foi a resposta dos adolescentes. Perrengue (uma situação complicada na gíria jovem) também é uma experiência e, como tal, desejada.
