Escolinha Tia Dori Projeto social atenderá gratuitamente 80 crianças da educação infantil do bairro de Vida Nova

0
354
projeto social atende 80 criancas em lauro de freitas

Começou a funcionar, em 14 de março, na comunidade de Vida Nova, a Escolinha Tia Dori, projeto social que tem como objetivo atender crianças em situação de vulnerabilidade, com educação básica de forma gratuita. Inicialmente a escolinha tem capacidade para 80 crianças da educação infantil, do grupo 2 ao grupo 5, nos turnos matutino e vespertino, selecionadas através do olhar criterioso de d. Rita, 55 anos, fundadora do Projeto Estrela da Manhã, que desde 1992 vem contribuindo para o desenvolvimento da comunidade de Vida Nova. Para ela, a unidade representa uma oportunidade única de mudar os rumos da educação, através de um ambiente seguro e cheio de oportunidades.

“Estou flutuando, porque vivo cheia de energia de amor para que possa passar para essas crianças e fazer com que elas não passem pelo que passei. No início do ano, tinha 14 crianças em casa, que estavam sofrendo violência e imagina eu ter um lugar onde possa deixar essas crianças seguras, com muito carinho aconchego e educação. Não tenho palavras”, destacou durante o evento de inauguração.

projeto social atende 80 criancas em lauro de freitas

Órfã de mãe desde os cinco anos de idade, d. Rita enfrentou diferentes abusos, da infância à vida adulta. Mas os obstáculos de uma vida difícil não lhe tiraram o desejo de ajudar o próximo, e o ponto de partida aconteceu em 1992, quando usou o dinheiro de uma rescisão trabalhista para comprar brinquedos para as crianças da comunidade.

A iniciativa chamou a atenção de Dori, que à época lutava contra um câncer, e seu esposo, Edson, que apoiaram a causa e passaram a contribuir para os eventos beneficentes desenvolvidos por d. Rita. Antes de falecer, Dori deixou uma casa própria para d. Rita, reconhecendo seu trabalho dedicado às crianças da comunidade, e assim nasceu o Projeto Estrela da Manhã, que hoje atende aproximadamente 450 crianças e adolescentes. Além de incentivar a educação, o esporte, a arte e a cultura, o projeto também distribui 1.500 quentinhas solidárias por mês para moradores de rua e alcoólatras em situação de vulnerabilidade.

A Escolinha Tia Dori é um projeto desenvolvido pelo Estrela da Manhã, em parceria com o Grupo Perfil de Educação, que nos próximos 10 anos pretende ofertar, através de parcerias com projetos sociais, cerca de 5 mil vagas gratuitas de educação infantil para crianças em situação de vulnerabilidade em diferentes comunidades da Bahia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui