Hospital Menandro de Faria tem novo Centro de Bioimagem

0
225
Foi inaugurado em junho o Centro de Bioimagem do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), que agora conta com dois aparelhos de raio-x e um tomógrafo de 16 canais. Com um investimento de R$ 6 milhões, a modernização do setor é resultado de uma parceria público-privada (PPP) entre o Estado da Bahia e a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD). A expectativa é que a unidade realize mais de sete mil exames por mês, sendo seis mil exames de raio-x e cerca de 1500 tomografias computadorizadas.
 
 
O governador Rui Costa (PT), que veio à cidade para inaugurar o novo centro, destacou as vantagens da parceria público-privada que está sendo implantada nos principais hospitais do estado, em função de um ganho de eficiência. Se a máquina quebrar a empresa não recebe o dinheiro do Estado pelos dias que não for prestado o serviço. Para o governador, isso traz “agilidade na resolução dos problemas e também no cuidado com a manutenção dos aparelhos”. Outra vantagem da parceria é evitar a burocracia que envolve a compra e contratação de serviços de manutenção pelo Estado.
 
Rui Costa disse ainda que em breve será aberto o edital de licitação para o Hospital Metropolitano, a ser construído em Areia Branca. Depois da licitação concluída, “a expectativa é que o hospital fique pronto em, no máximo, um ano e meio”.
 
CENTRO DE BIOIMAGEM
De acordo com o secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas, o novo setor dará agilidade ao atendimento do hospital, nas redes de urgência e emergência, além de complementar a assistência eletiva a pacientes moradores de Lauro de Freitas e municípios do entorno. “Com esta modernização, teremos maior eficiência no diagnóstico, permitindo realizar exames que antes não eram realizados aqui, como o de angiografia, acelerando o período de internação e permitindo maior resolutividade dos casos”. (Foto: Rui Costa inaugura centro de bioimagem no Menandro de Faria: parceria público-privada)
 
Os pacientes terão acesso ao Centro de Bioimagem através da regulação do próprio Menandro de Faria, ou por meio de outras unidades de saúde, através da regulação do Governo do Estado. Para os pacientes encaminhados de outros hospitais, além de documento de identificação com foto e cartão do SUS, será necessário levar a solicitação do exame. A unidade de imagem funciona de segunda a sexta-feira, em diferentes turnos, por dia, com quatro radiologistas dedicados unicamente ao Centro.
 
A Rede Brasileira de Diagnóstico mantém convênio com o governo, através de PPP, em onze unidades de saúde distribuídas pela Bahia, onde já foram investidos, no total, R$ 120 milhões, entre reformas de instalações e modernização de equipamentos. De acordo com o presidente da RBD, Stelliu Espinheira, esse tipo de parceria com o Estado consegue oferecer maior agilidade aos pacientes do SUS.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui