É inadmissível o bairro de Ipitanga, porta de entrada da cidade de Lauro de Freitas pela orla, ainda sofrer com a péssima prestação de serviços básicos. As constantes quedas no fornecimento de energia elétrica e a falta de manutenção da fiação e postes, revelam a irresponsabilidade e descaso, não só com os consumidores do serviço – os clientes, mas também, com toda a comunidade, incluindo empresários, geradores de emprego e renda e visitantes da cidade – os turistas. As reclamações são formalizadas, protocolos anotados mas as providências parecem que aguardam por ações mais enérgicas, afinal, “poder só respeita poder”. Há relatos de três, cinco quedas de energia em um só dia. Com o ‘liga e desliga’, os eletrodomésticos acabam tendo a sua vida útil reduzida, quando não queimam. Estar sem energia significa também estar sem iluminação, sem internet e sem equipamentos elétricos responsáveis por monitorar a segurança, deixando diversas famílias assustadas uma vez que estão mais expostas a riscos. Há reclamações também de quedas de energia em Vilas do Atlântico e Buraquinho. Os postes, em péssimo estado de conservação, e a fiação caída sobre ruas e passeios, obrigam os pedestres a caminharem pelas ruas, colocando-os em situação de risco.
E o que dizer sobre a prestação de serviço de internet e fornecimento de água? Seguem no mesmo rumo. Como se não bastasse a irregularidade no fornecimento de água, as obras que “cortaram” a pavimentação, sob o pretexto de retomada da implantação do esgotamento sanitário, deixaram um rastro de imagem negativa, com muitas ruas desniveladas, colocando em risco principalmente os pedestres, ciclistas e motociclistas.
Hendrik Aquino (hendrikaquino@gmail.com) Ipitanga, Lauro de Freitas.