Luau literário reúne netas de Jorge Amado e José Saramago em Itacimirim

0
423
luau literario em itacimirim

Um encontro entre velhos e novos amigos, regado a conversas, boa música e memórias afetivas. Assim foi o luau literário realizado pela Pousada Jambo, na Praia da Espera, em Itacimirim, em 7 de maio.

Maria João Amado, gestora cultural, neta de Jorge Amado e Ana Matos Saramago, curadora e diretora da Fundação José Saramago, neta do escritor português, falaram sobre a amizade entre eles e a admiração mútua que tinham entre si. A cantora e compositora Flávia Wenceslau apresentou canções de sua autoria, como “Te desejo vida”, no início da roda de conversa.

As netas dos premiados autores se conheceram durante a mesa de debate “Vidas em português”, na programação da 4ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte, realizada de 4 a 7 de maio, quando falaram sobre as obras, a relação como expoentes da língua portuguesa na literatura e a amizade entre os avós.

No luau em Itacimirim, Maria João, Ana e os participantes leram trechos do livro “Com o mar por meio – Uma amizade em cartas”, de Jorge Amado e José Saramago, publicado pela Companhia das Letras, em 2017. A obra apresenta correspondências trocadas entre eles de 1992 a 1998, abordando temas do cotidiano, viagens realizadas, comentários bem-humorados sobre os prêmios literários e referências sobre suas esposas, a escritora Zélia Gattai e a jornalista espanhola Pilar del Rio. Alguns bilhetes, cartões e faxes revelam a troca de ideias sobre questões tanto da vida pessoal e temas da conjuntura social e da cena literária.

cantora se apresenta em luau literario de itacimirim

Maria João, filha de João Jorge Amado, se emocionou no encontro e revelou ter tido uma relação forte também com a avó. “É uma honra estar aqui falando deles, dessa amizade. São homens que convivemos, temos como exemplo. O amor de meus avós é icônico, o que dá certo, com amizade, temos de mirar nele. Minha avó esteve à frente de seu tempo, se lançou na carreira literária com 63 anos”, lembrou.

Os consagrados escritores se conheceram pessoalmente em Roma, em 1990, quando ambos foram jurados do Prêmio União Latina. Jorge Amado tinha 78 anos e José Saramago, 68. O baiano faleceu em 6 de agosto de 2001, aos 88 anos e o português, em 18 de junho de 2010, aos 87. 

Ana Saramago agradeceu a oportunidade de conhecer Maria João e reconheceu a importância da viagem à Bahia. “Para mim foi muito significativo também essa viagem por conseguir perceber melhor a razão da amizade entre esses dois homens, sentir aqui o abraço baiano que vocês têm, tão forte, tão especial, olhar o mar, a temperatura, a energia”, disse ao convidar os participantes a lerem algumas cartas de páginas do livro, escolhidas aleatoriamente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui