MANTENDO A TRADIÇÃO

0
195
 
A tradição dos Ternos de Reis, com suas cantigas e danças, continuam vivas em Lauro de Freitas graças muito ao trabalho e dedicação de pessoas da comunidade.
 
A mestra de cultura, dona Aidê (1), comandou a festa no bairro de Portão. Há mais de 30 anos ela promove o Terno de Reis Estrela Dalva no bairro. Saindo do Terminal Turístico Mãe Mirinha, o Bumba Meu Boi acompanhado pelos Reis Magos e pela burrinha seguiram até a praça, ao som dos tambores da banda Bankoma.
 
Comandado por dona Badinha (2), o Boi Janeiro percorreu as ruas do Centro, mantendo a tradição de parar na casa das famílias mais tradicionais. Ao som da Charanga Vem com a Gente, a população seguia entoando refrãos, como “lá vai poeira, o Boi Janeiro não pode subir ladeira”.
Além de dona Badinha, o Boi Janeiro conta com a colaboração de moradores do Centro, como Sinaldo Pereira e Júlio Cesar, conhecido como Careca. “Há 20 anos fazemos o Boi Janeiro junto com dona Badinha. O Terno de Reis é uma das alternativas para manter viva a cultura da nossa cidade e que permite que a comunidade participe. Cultura é isso” .
 
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui