Memórioas: Praça da Piedade, final do século 19

0
876
conheca a historia das pracas de salvador

Além da igreja, note o Chafariz da Cabocla. Essa verdadeira obra de arte fez parte do primeiro sistema de água encanada do Brasil. O Sistema de Queimado teve mais de 20 chafarizes espalhados por Salvador. Cada um deles decorado com uma obra de arte trazida da Europa. O da Cabocla ainda existe: atualmente fica em frente ao Quartel dos Aflitos.

Já a linda igreja da Piedade tem uma história mais longa. Tudo começou com a construção do Hospício dos Capuchinhos, em 1686. Em 1700, os padres capuchinhos franceses foram expulsos do Brasil e os capuchinhos italianos assumiram a gestão do local. Em 1800, a construção original foi demolida e, em 1809, deu lugar à igreja como a conhecemos hoje. Ela foi inspirada na Igreja de São Pedro, em Roma. Por isso a nave é dividida em três partes.

Agora uma curiosidade. Quando morei na Itália, descobri que a origem do nome do café Capuccino tem ligação com a existência dos frades capuchinhos. É que eles usavam um manto marrom e uma boina branca. Observe que o café Capuccino tradicional é marrom (café com leite) com leite vaporizado em cima. Só mesmo um amante de café, como eu, pra procurar uma informação como essa. Mas tá valendo.

Pesquisa e texto: Louti Bahia.

Foto: AHMS.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui