Moqueca baiana está no ranking dos melhores pratos de frutos do mar do mundo

0
1189
comida da tradicao baiana faz sucesso no mundo todo

O sabor marcante da combinação mais que perfeita de pescado, frutos do mar, leite de coco, azeite de dendê e os temperos da Bahia, não passou despercebido. A moqueca baiana foi eleita o 19º prato de frutos do mar mais saboroso do mundo, segundo avaliação da enciclopédia gastronômica TasteAtlas divulgada em março.

Entre os votantes, a moqueca baiana levou nota 4,6 (de 5 pontos possíveis) no levantamento da publicação, desbancando iguarias famosas como o ceviche peruano, o arroz de marisco português, o poke havaiano e a paella espanhola.

Na descrição do TasteAtlas (plataforma alimentada por viajantes, que exibe as especialidades encontradas em cada região, com descrição e até dicas de onde experimentá-las), a receita foi apresentada ao público internacional como um ensopado que inclui sempre um tipo de peixe branco, camarões e outros frutos do mar combinados a leite de coco, azeite de dendê, suco de limão taiti e vegetais variados – entre eles pimentões amarelos e vermelhos, tomate, cebolinha, alho, cebola e até gengibre. A publicação recomenda ainda, servir a moqueca baiana com coentro fresco picado, arroz e farofa.

Mas é preciso destacar que muito além de um alimento, a moqueca baiana é uma representação da cultura de um povo, que mistura influências portuguesas, africanas e indígenas, como destacam Josmara B. Fregoneze, Marlene Jesus da Costa e Nancy Sousa, no livro “Cozinhando Histórias – receitas, histórias e mitos de pratos afro-brasileiros”.

O livro conta que a peixada trazida pelos portugueses foi modificada pelos ingredientes habituais da culinária africana, como as adições do leite de coco e o azeite de dendê, e cozida em panela de barro com na técnica indígena. Vale frisar, que na língua tupi, “moquém” significa “secar ou tostar a carne”. 

O Brasil conquistou também o 31º lugar global, com as variações da moqueca baiana, a exemplo da moqueca capixaba, que foram englobadas todas na categoria “moqueca”, conquistando nota de 4,5. 

Vencedor é português

O prato de frutos do mar mais gostoso do mundo no ranking do TasteAtlas é “Amêijoas à Bulhão Pato”, na verdade um petisco originário de Portugal que recebeu nota 4,8.

Seu nome bastante singular é uma homenagem ao poeta do século 19 Raimundo António de Bulhão Pato. A receita combina o molusco que conhecemos no Brasil como vôngole com um molho à base de azeite de oliva, alho, suco de limão e coentro fresco, servido sempre acompanhado de um pãozinho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui