Na posse, Débora Regis reforça promessa de transparência e ética em seu governo. Vereador Juca (PSDB) assume presidência da Câmara
A prefeita Débora Regis e o vice-prefeito Mateus Reis, ambos do União Brasil, foram empossados na tarde do dia 1º para um mandato de quatro anos à frente da Prefeitura de Lauro de Freitas.
Durante a cerimônia, Débora voltou a confirmar que fará uma gestão de responsabilidade, compromisso, transparência e ética com foco no respeito ao cidadão e a entrega de resultados efetivos que beneficiem a população. “Quem conhece a minha trajetória sabe o quanto lutei para estar aqui. O sonho foi realizado e trabalharei incansavelmente pelo nosso povo e para fazer valer cada voto de confiança e o compromisso que assumi com vocês. Vamos juntos construir uma nova história para esta cidade”, disse Débora.
Débora Regis venceu no 1º turno da eleição para prefeitura de Lauro de Freitas com 70.691 votos, 59,61% dos válidos. Na gestão, o vice Mateus Reis também será o responsável pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Juventude e Lazer.
Na mesma ocasião, os 21 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024 tomaram posse para o período 2025-2028, assim como participaram da votação para escolha dos parlamentares para compor a Mesa Diretora. O vereador João Raimundo Damasceno (Juca PSDB) assume a presidência, com 21 votos, e o vereador Almir Santos (Rede) é o novo vice-presidente da Casa Legislativa, com 19 votos, para o biênio 2025-2026.
Ao receber “as chaves da cidade”, a nova prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis (União Brasil), fez um apelo aos vereadores eleitos, solicitando compreensão e apoio para a reconstrução da cidade. “É o que se espera, é o que a população também deseja, que de fato os vereadores tenham essa compreensão de que a cidade precisa ter esse choque de gestão”, afirmou a prefeita.
A gestora enfatizou que a população de Lauro de Freitas exige e precisa de serviços públicos de qualidade e mudanças significativas. “Precisamos entregar serviços públicos de qualidade, não é mais cabível continuar com o modus operandi como o praticado pela gestão que “administrou” o município nos últimos 20 anos”, declarou, destacando os desafios que a cidade enfrenta.
Débora demonstrou confiança de que os novos vereadores compreenderão a situação e trabalharão juntos para promover a mudança. “Tenho certeza que os vereadores que foram eleitos terão essa compreensão e vão de fato nos ajudar a reconstruir nossa cidade”, concluiu, reforçando sua determinação em melhorar a qualidade de vida para os moradores de Lauro de Freitas.
O time da mudança
Até o fechamento desta edição digital (18h de 2/1/25), apenas 10 dos 14 nomes do secretariado havia sido anunciados pela prefeita Débora Regis. Faltam os titulares da secretaria de Educação, da secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ordenamento do Uso do Solo, da secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
“Um secretariado qualificado, com experiência e conhecimento nas áreas de atuação e disposição para trabalhar não apenas nos gabinetes, mas nas ruas, ouvindo e atendendo a população”. Esse é o perfil, segundo Débora Régis, do grupo que fará a mudança na cidade de Lauro de Freitas. Com a reforma administrativa, a gestão será composta por 14 secretarias, além do Gabinete, Procuradoria-Geral e Controladoria-Geral.
A estrutura da administração do Poder Executivo Municipal se organiza de modo sistêmico em três eixos interdisciplinares: Governança, Controle e Transparência, composto pelo gabinete da prefeita, gabinete do vice-prefeito, Casa Civil e as secretarias municipais de Administração, da Fazenda e de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública. A Procuradoria-Geral, Controladoria-Geral e Casa Civil, são autarquias e integram para fins organizacionais, os eixos de Governança, Controle e Transparência; Desenvolvimento Urbano, Econômico e Mobilidade, formado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ordenamento do Uso do Solo, de Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente; e Desenvolvimento Social e Cidadania, constituído pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial, de Cultura, Esporte, Juventude e Lazer, de Educação e de Saúde. Confira os nomes dos 10 secretários anunciados:
Secretaria Municipal de Administração: Tassio Lima Azevedo, advogado, expertise em direito público com experiência em procuradoria municipal e assessoria parlamentar.
Secretaria Municipal da Fazenda: Ricardo Gois, advogado e contador com especializações em auditoria, gestão pública e educação financeira. Desde 2013 é o diretor do Tesouro Municipal de Salvador, onde também foi o controlador geral entre 2003 e 2004 e coordenador de Tributos Imobiliários entre 2001 e 2002, também atuou como controlador-geral de Dias d`Ávila.
Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública: Glauber Moraes, administrador, especialista em gestão pública, graduado em avaliação estratégica de investimentos e gestão financeira.
Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda: Luana Vitorino, psicóloga e pós-graduanda em gestão de pessoas e empresária.
Secretaria Municipal de Saúde: Mirela Macedo, fisioterapeuta, especializada em fisioterapia neurológica e microfisioterapia. Ex-deputada estadual por dois mandatos, possui ampla experiência em gestão de saúde, com mais de 19 anos de atuação na rede privada. Antes de ingressar na política, desenvolveu uma sólida trajetória no Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhando em hospitais de referência, como o Hospital Geral Roberto Santos e as Obras Sociais Irmã Dulce.
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Juventude e Lazer: Mateus Reis, vice-prefeito, administrador, graduado em gestão pública, filosofia e teologia, e ex-vereador.
Procuradoria-Geral do Município: Jarbas Magalhães, advogado e professor universitário, especialista em direito eleitoral e administrativo. Foi Procurador-Geral de Simões Filho de 2017 a 2024.
Chefe de Gabinete: Jonatas Passos, graduando em comunicação social, publicidade e propaganda, com atuação no setor público e privado.
Casa Civil: Fátima Barbosa, especialista em gestão governamental e municipal, pós-graduada em políticas públicas, gestão social e em administração hospitalar, formada em matemática e comunicação social/relações públicas. Exerceu vários cargos na gestão pública.
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos: Joselene Cardim, engenheira civil com especialização em gerenciamento na construção civil. Funcionária de carreira concursada da Prefeitura de Camaçari, onde foi secretário de infraestrutura. Ocupou a gerência de obras e secretária de obras em Dias D´Ávila e secretária de infraestrutura e obras em Candeias.