Sem querer parecer clichê, mas já sendo, no universo do empreendedorismo será que ainda vale a velha máxima: “a propaganda é a alma do negócio”? Talvez não ao pé da letra, talvez não exatamente a alma, mas a propaganda continua sendo um acesso eficaz entre quem precisa vender e quem quer comprar.
Nesse cenário de constantes transformações com predominância inquestionável do universo digital, a aplicação da propaganda também mudou.
O Instagram foi a segunda rede social mais usada no Brasil em 2023, com aproximadamente 120,4 milhões de usuários, superado apenas pelo WhatsApp, que apesar de tecnicamente ser considerado um aplicativo de mensagens, a possibilidade de compartilhamento de mídia, consumo de notícias, publicidade digital e o e-commerce, dão à ferramenta os contornos de rede social.
“Não que os modelos de propaganda offline devam ser esquecidos ou desconsiderados, afinal o ‘boca-a-boca’ continua sendo valiosíssimo. Na verdade esse feedback agora acontece também no ambiente digital, numa velocidade ímpar. Apesar do atraso no processo de inclusão digital, mais de 80% da população utiliza diariamente as redes sociais”, explica a especialista em mídias sociais, Luana Jatobá, responsável pelo conteúdo patrocinado no Instagram da Vilas Magazine.
No Instagram é importante romper com o senso comum: Quantos seguidores eu tenho?
É fato que ter um alto número de seguidores mostra relevância e popularidade, mas para que as publicações cheguem a uma audiência maior, convertendo seguidores em consumidores, é essencial entender, melhorar e qualificar as métricas de engajamento.
É através das curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos que o famoso algoritmo do Instagram mede a interação dos seguidores com suas publicações, valorizando este conteúdo e colocando-o entre os mais populares e relevantes, ou seja, no topo do feed dos usuários.
Além disso, um bom engajamento demonstra que você está fornecendo conteúdo valioso e interessante para seu público, o que aumenta a credibilidade do seu perfil.
Acontece que perfis fakes ou comprados não curtem e não compartilham conteúdo, sendo assim, um alto número de seguidores, sem engajamento, não significa absolutamente nada.
Nos últimos dois anos, a Vilas Magazine ampliou, com cautela (até demasiada), o olhar para as tendências e novas formas de levar conteúdos, com credibilidade, para os leitores. Esse processo inclui desde a reformulação do site, novos formatos de anúncios publicitários, exclusivos para o ambiente digital, à segmentação dos seguidores do Instagram.
“O formato pode até ter mudado, mas a preocupação com a qualidade e veracidade do conteúdo, não se alterou. E o próprio Instagram acaba sendo um balizador, tanto no crescimento constante no número de seguidores, moradores de Lauro de Freitas e região metropolitana, como pela interação com as publicações”, pontua Accioli Ramos, diretor-editor da Vilas Magazine.
Transformando números em resultados
Dos quase 10 mil seguidores no Instagram da Vilas Magazine (até o fechamento da edição, em 3/5), 47,7% são de Lauro de Freitas, 34,3% de Salvador e 2% de Camaçari. Homens e mulheres, economicamente ativos, de 18 a 64 anos, representam 95,2% dos usuários.
Nos últimos três meses, os anúncios publicados no perfil da revista tiveram um alcance médio de 34 mil perfis/clientes por mês, com destaque para as publicações no formato reels. A divulgação do Carnavilas, em collab com a página oficial do evento, por exemplo, alcançou organicamente 11,5 mil seguidores. Já o reels sobre a inauguração do Total Atacado, teve 504 compartilhamentos, sendo reproduzido 11,1 mil vezes.
O consumo de informações, bem como de produtos e serviços através de e-commerce, é uma realidade e um caminho sem volta. Em 2023, o brasileiro fez pelo menos uma compra por mês na internet. 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras online por mês e entre os motivos que levam as pessoas a comprar estão campanhas promocionais implementadas apenas no meio digital e a credibilidade do perfil ou site onde o conteúdo está publicado.
Com esses resultados, acompanhados do desenho que o movimento do setor editorial tem pintado no Brasil, com mais ênfase a partir da pandemia, a Vilas Magazine tem fortalecido a versão digital, ao tempo que mantém, quixotescamente, a tradição dos últimos 25 anos da entrega domiciliar gratuita, todos os meses, aos moradores de Vilas do Atlântico e entorno, de suas edições impressas.
Para além do diversificado leque de possibilidades de espaços comerciais que a Vilas Magazine disponibiliza ao mercado anunciante na versão impressa, os empresários podem ampliar seu alcance através de anúncios na versão digital, em modelo semelhante ao do impresso, porém em arquivo PDF, onde os leitores têm acesso a conteúdos e links exclusivos.
Há ainda a possibilidade de banners no site da Vilas Magazine e o conteúdo patrocinado no Instagram através de publicações estáticas, reels interativos e o collab com o parceiro, o que potencializa a publicação e conecta o perfil das empresas com o já segmentado público da Vilas Magazine, possíveis consumidores.
“Acreditamos na qualidade da abordagem aos nossos leitores, que há 25 anos consultam e buscam produtos, serviços e facilidades nas páginas da Vilas Magazine. Essa tem sido a nossa razão de ser. E para o digital não seria diferente: pautamos a nossa estratégia em um conteúdo sério, no que tange a credibilidade, mas ao mesmo tempo criativo e que valorize nosso parceiro. Entendo que os números em alcance e engajamento falam por si e reforçam os resultados positivos”, conclui Accioli Ramos.
Informações: (71) 9 8899-2439.