Novos 37 radares passarão a multar os motoristas menos atentos de Lauro de Freitas a partir deste mês – oito deles dentro de Vilas do Atlântico, provavelmente em substituição a alguns dos inúmeros quebra-molas do bairro. É a primeira vez que equipamentos de controle de velocidade serão instalados dentro de Vilas do Atlântico, onde já é impossível desenvolver velocidades maiores que as regulamentares.
Três radares estavam previstos para a avenida Praia de Itapoan. Os outros cinco estão destinados às avenidas Praia de Tramandaí – onde funciona o final de linha dos ônibus – Praia de Guarujá, Praia de Guarapari, Praia de Pajussara e Praia de Itamaracá.
A avenida Praia de Copacabana também pode receber um radar, apesar da via não constar do edital de licitação da prefeitura de Lauro de Freitas – que deve pagar R$ 534 mil por mês pela opeAtlânticoração dos novos equipamentos.
Mais de 15 mil notificações de multas de trânsito foram emitidas pela prefeitura no ano passado, relativas a infrações registradas no primeiro semestre. Quase 900 são multas por estacionar em local proibido. Mais da metade, quase oito mil notificações, está relacionada a excesso de velocidade, uma infração média que rende R$ 130,16. Se todas as multas forem consideradas válidas depois de eventual recurso, a prefeitura arrecada mais de R$ 1 milhão só por excesso de velocidade.
Os novos radares vêm somar-se aos atuais, passando a totalizar 58. Só na avenida Santos Dumont, a Estrada do Coco, seriam mais de 20 os radares em operação. A rua Priscila Dutra, acesso ao Miragem, também tinha um radar previsto. Três equipamentos estariam na avenida Luiz Tarquínio e outros dois na avenida Ministro Antônio Carlos Magalhaes, acesso a Buraquinho. As avenidas Fortaleza e da Gaia, em Itinga e a rua São Cristóvão, em Portão, terão dois radares cada uma.
Três radares estavam planejados para a rua Dr. Gerino de Souza Filho, que liga Itinga ao Jambeiro em paralelo à avenida Santos Dumont. E a avenida Santo Amaro de Ipitanga, antiga Dejanira Maria Bastos, pode receber mais um.
A Maria Isabel dos Santos, mais conhecida como avenida Beira Rio, e a Dois de Julho, que liga a Santos Dumont ao Centro, teriam dois radares cada uma. Na Luiz Felipe de Souza Leão, a popular Via Alternativa, haveria três radares para vigiar o limite máximo de 60 Km por hora.
Os seis radares restantes serão do tipo de registra avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Um deles estará em Itinga e os demais no Centro.