Oportunidades de negócios colocam Camaçari como a terceira cidade que mais cresceu na Bahia em 2021

0
1720

Camaçari é a terceira cidade que mais cresceu na Bahia em 2021. A lista completa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nas Estimativas das Populações, informações que, por lei, precisam ser divulgadas anualmente. Para definição do ranking, o IBGE fez uma projeção através de um cálculo baseado na tendência de crescimento apresentada pelos municípios nos últimos censos demográficos e no quantitativo geral da população da Bahia.

Para Mariana Viveiros, supervisora de disseminação de informações do instituto, os dados dos últimos anos apontam para uma tendência de crescimento contínuo de cidades de médio porte, com consequente esvaziamento dos pequenos municípios. Tendência esta sentida não apenas na Bahia, mas em todo país.

Camaçari é um exemplo desse comportamento. De acordo com o prefeito Elinaldo Araújo da Silva (DEM), as razões do crescimento estão relacionadas às oportunidades de negócios, quer seja pelo potencial litorâneo ou industrial. “Nosso município tem sido cada vez mais um polo de atenção e investimento no estado, seja pela nossa Costa, que é muito privilegiada, seja pelo nosso potencial industrial e econômico. Buscaremos sempre um crescimento sustentável, de forma que possamos alinhar sempre desenvolvimento com garantia de serviços públicos de qualidade para o nosso povo”, garante.

Os mesmos fatores de crescimento de Camaçari podem ser percebidos nas vizinhas Dias d’Ávila e Lauro de Freitas, quarto e quinto no ranking respectivamente, e em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, que aparece em segundo lugar na lista.

Brotas de Macaúbas, na microrregião da Chapada Diamantina, ficou em primeiro lugar, com uma variação de 5,8% de crescimento no contingente populacional. Cabe destacar que o rápido crescimento foi influenciado por uma vitória da cidade no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo anexamento de comunidades que antes não a pertenciam e o movimento contínuo de retorno das pessoas que deixaram Brotas rumo a grandes metrópoles no passado.

Completam a lista das dez cidades que mais cresceram na Bahia: Madre de Deus, São Desidério, Cairu, Itacaré e Porto Seguro, nesta ordem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui