A paratleta baiana, de 32 anos, Nayara Falcão conquistou medalha de ouro no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona 2017 (o mais importante do calendário para a modalidade) realizado na África do Sul, na cidade de Pietermartizburg, em setembro. O mundial aconteceu dentro do Canal Camps Drift, um circuito onde as disputas duram entre duas e seis voltas e teve a participação de mais seis atletas brasileiros nas categorias master e paracanoagem.
Nascida no bairro do Costa Azul, em Salvador, Nayara que está no esporte desde criança e sempre sonhou em se tornar uma atleta profissional de alta performance, participou da disputa com a ajuda do projeto Oxente que teve a ideia de criar uma ‘vaquinha virtual’ no final de julho deste ano nas redes sociais para arrecadação de dinheiro. No total, foram mais de 12 mil reais recebidos e investidos na viagem.
Integrada ao projeto desde junho, ainda contou com apoio psicológico e de resgate a auto-estima devido ao seu problema de saúde. “Acreditamos que seria possível. Construímos um caminho com poucos recursos financeiros, mas repleto de parceiros e gente do bem que acredita que sempre existe tempo de reinventar, reescrever e fazer história num país repleto de potenciais invisíveis”, destaca Laiz Lima Costa, idealizadora e coordenadora geral do Projeto Oxente.
O Projeto Oxente surgiu há dois anos de forma itinerante, prestando serviço de apoio social para crianças e adolescentes, incentivando-as na música, na arte, na saúde e no esporte. Na sua lista de apoiadores, constam profissionais em diversas áreas como educador físico, cozinheiro, psicólogo, dentista, médico, dentre outros e voluntários dispostos a ajudar e contribuir com a corrente do bem.
Projeto Oxente: Facebook: Projeto Oxente
e Oxente Gente. Instagram: @projetooxente