Plano prevê abastecimento de água integrado para Lauro de Freitas

0
225
A ampliação do sistema adutor da Barragem de Santa Helena para o reservatório da Barragem Joanes II e a implantação imediata de nova estação elevatória na Barragem de Santa Helena é uma das propostas do Plano de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Salvador, Santo Amaro e Saubara (Parms).
 
A Joanes II fica a montante da Barragem Joanes I, localizada no Jambeiro, em Lauro de Freitas, onde também é feita captação de água para abastecer a Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo da ampliação é incrementar a oferta existente em 2,55 m³ por segundo.
 
O plano foi apresentado no mês passado na Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) por técnicos da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado e beneficiará mais de 3,6 milhões de pessoas com investimentos de quase R$ 7 milhões.
 
De acordo a secretaria, o plano indica, para os próximos 25 anos, alternativas de solução integrada do abastecimento nos municípios de Simões Filho, Lauro de Freitas e Salvador.
 
Cássio Peixoto, titular da secretaria, disse que o Parms envolve muito mais que estudos populacionais e demandas de cada cidade envolvida. “Representa diagnósticos dos sistemas de abastecimentos de água existentes, a exemplo dos mananciais, barragens, captações, adutoras, estações elevatórias e de tratamento e redes de distribuições”, disse. De acordo com ele, “hoje demos mais um grande passo no sentido de evitar futuras crises hídricas”.
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui