segunda-feira, dezembro 4, 2023
BYD - Governo da Bahia
InícioNotíciasConteúdo PatrocinadoPor que procurar um angiologista e cirurgião vascular?

Por que procurar um angiologista e cirurgião vascular?

Muitas pessoas frequentemente têm dúvidas de qual especialidade médica procurar para descobrir e curar seus problemas. Pois bem, tentarei de uma forma mais informal, elucidar algumas dúvidas, ou melhor, nortear alguns pontos que devemos investigar para nos aproximarmos do correto diagnóstico e prevenção adequada.

ja consultou o angiologista

Nossa especialidade avalia a grande maioria dos vasos que temos no nosso corpo, ficando de fora apenas os vasos cerebrais (intracranianos) e os vasos do coração, que são acompanhados, respectivamente, pelo neurologista e cardiologista, intervencionistas ou não.

Sendo assim, o restante das veias, artérias e linfáticos, são acompanhados por nós, profissionais médicos especializados.

Com base nessa melhor caracterização do que o angiologista faz, temos uma quase infinita gama de problemas, que estão dentro da nossa área de atuação, que vai desde a clínica, exames complementares e tratamentos clínicos e cirúrgicos, que nos habilitam a obter melhores resultados. 

Outra forma importante de atuação está na prevenção de doenças e minimizar complicações em procedimentos cirúrgicos, como as cirurgias ortopédicas, plásticas, de obesidade, oncológicas entre várias outras, acompanhar gestações, onde tem aumentado o risco de trombose.

Realizamos cirurgias de varizes, aneurismas, nas carótidas, de revascularização de membros, debridamentos em feridas (também conhecido como raspagem, é um procedimento de remoção de tecido desvitalizado que pode ser necessário para o sucesso do tratamento de lesões crônicas) e as terríveis amputações.

Além de tudo já comentado, temos um papel importante na prevenção dos fatores de risco para fenômenos cardiovasculares, principalmente em pacientes fumantes, diabéticos, obesos, sedentários, trombofílicos. Devemos orientar nossos pacientes, alertar os colegas da possibilidade de complicações, tentando reduzí-las a zero, que é nosso ideal.

Não devemos esquecer também de que atividade física, alimentação saudável e uso de meias de compressão, minimizam nosso desgaste evolutivo, nos mantendo em condições de exercer nossa atividade laborativa, para podermos aproveitar das coisas boas e momentos felizes que a vida nos proporciona.

MANOEL BARBOSA DE GOES NETO é angiologista e cirurgião vascular (CRM 13792)

CLAM CENTRO – Praça Santo Amaro de Ipitanga, 16 (ao lado da Igreja Matriz). Tels.: 3378-0883 / 3287-0125 / 3287-0190 / 3287-0185. 9 9164-5123.

CLAM VILAS – Rua Itagi, 590. Centro Com. Milmares, lj 2 (ao lado Banco do Brasil). Pitangueiras. Tels.: 3379-0643 / 3379-8523 / 3369-2024. 9 8643-6654

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES

Cesar Oliveira em Consulta
REMCA -REDE DE MOBILIZAÇÃO PELA CAUSA ANIMAL em Liga da Política completa 60 entrevistas
Ludmila dos Prazeres Costa em Liga da Política completa 60 entrevistas
Cleiton em Abandono
Cleiton em Garota Itinga
Cleiton em Garota Itinga
Luciana em Abandono
Rita Cássia Fernandes Daltro de Castro em Revista Ano 24 | Edição 287 | Dezembro 2022