Registros e Notas – Abril

0
220
projeto ilhas de lauro de freitas

Maioridade do Projeto Socioambiental Ilhas

Celebrando os 18 anos de atuação na comunidade, o Projeto Ilhas inaugurou, em março, mais um ecoponto na região, localizado no coração de Vilas do Atlântico, no tradicional Shopping Villas Boulevard. Acima (a partir da esq.), o apoiador patrocinador Epifanio Carneiro, as empreendedoras e lideranças do Ilhas, Lucineia Ramos e Luciana Santos, o síndico do Shopping Vilas Boulevard, Hélio Oliveira e o professor Henrique Moitinho, fundador do Projeto Ilhas.

………………

editora solislua

Solisluna concorre à premiação internacional

A Solisluna está concorrendo, pela primeira vez, como Editora do Ano ao Bologna Prize (BOP) Best Children´s Publishers of the Year, uma das premiações literárias para as infâncias mais importantes do mundo. Criado em 2013 pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em parceria com a Associação Italiana de Editores (AIE) e Associação Internacional de Editores (International Publishers Association/ IPA), o BOP contempla editoras que se destacam pela inovação em seu trabalho. “Participar, para nós, já é uma grande vitória!”, celebra Valéria Pergentino (foto), sócia-diretora da Solisluna, que completou 30 anos em 2023.

Única brasileira na disputa, a Solisluna concorre na área geográfica Caribe, América Central e América Latina. O Brasil ganhou o prêmio uma única vez, em 2013, com a Cosac Naify, de São Paulo. As editoras vencedoras serão anunciadas durante a edição 2024 da Feira de Bolonha, na Itália, que acontece de 8 a 11 de abril. Mais informações: www.solisluna.com.br

………………

Cervejaria Mindubier ganha mais uma premiação

A cervejaria Mindubier, de Lauro de Freitas, esteve presente no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em março, em Blumenau (SC), onde foi eleita a melhor cervejaria baiana artesanal e conquistou o terceiro lugar nacional, na categoria All origin hybrid/Mixed lager or ale. Gustavo Martins, proprietário da cervejaria celebra mais uma referência: a Mindubier conquistou medalha de ouro no World Beer Awards 2023, em Londres.

………………

stella campos

O retorno do Ganarte

O teatro musical Ganarte criado há 8 anos pela professora de canto e dança Stella Campos, volta às suas origens. Este ano acontecerá na escola Yoga Om, onde começou como um curso de férias. De lá, foi para a escola Acalento, e depois para o studio de dança Eliane Brasil, onde montou o musical Branca de Neve e o Rei Leão, que aconteceu remotamente, no período da pandemia, na forma de um curta metragem, para o qual cada aluno gravou suas cenas em casa para posterior edição final. Depois da pandemia, o curso migrou para a escola Flor de Jambo, onde foi montado o Rei do Show e os Saltimbancos.

………………

tuca fernandes visita restaurante em lauro de freitas

Tuca Fernandes aprova bufê do Dom Bastião

O cantor Tuca Fernandes (dir.) sempre renova suas lembranças visitando Vilas do Atlântico, onde “tudo começou”. Em sua mais recente passagem por aqui, para abraçar a mãe, d. Wanda e rever amigos, Tuca foi se deliciar com os sabores do variado bufê do restaurante Dom Bastião, sendo recebido pelo proprietário Cleison Simões.

………………

piloto felipe olivato

Voando mais alto

Após 13 anos atuando como piloto de voos curtos e médios, o piloto de linha aérea Felipe Olivato, comemora os 18 anos de carreira sendo promovido para o Boeing 777-300ER, maior avião bimotor de passageiros do mundo, onde fará voos internacionais de longa distância para Estados Unidos, Europa e África. Além da formação de piloto, Felipe tem uma trajetória de dedicação e estudos, tendo obtido bacharelado em engenharia mecânica mesmo com a dificuldade da sua rotina longe de casa, se tornando um caso raro de piloto de linha aérea e engenheiro mecânico.

Morador apaixonado por Lauro de Freitas e suas praias, já contribuiu de diversas formas para a aviação nacional: foi instrutor de vôo, ajudou na recuperação de carros roubados, transportou valores e inúmeros passageiros, mas acredita que sua principal contribuição foi ter tido a oportunidade de transportar milhares de doses de vacina contra a covid por todo o Brasil durante a pandemia, levando esperança para milhões de brasileiros.

………………

americo neto

Novo presidente

Americo Neto, presidente da ABAP-BA, foi empossado em 21 de março, em São Paulo, como diretor da ABAP Nacional. Publicitário talentoso, Americo, que preside a agência baiana Viamídia, uma das mais premiadas do mercado, passa a ser o único baiano presente na gestão da entidade em nível nacional.

………………

projeto repense reuse em lauro de freitas

Projeto transforma calçados usados em novas peças para reuso

Com o foco na sustentabilidade e no reaproveitamento de roupas, o Projeto Repense Reuse realiza ações sustentáveis promovendo a economia circular ao dar uma segunda vida ao têxtil. Um exemplo disso é o trabalho desempenhado pelo centro de triagem do projeto, situado em Lauro de Freitas, que, além de transformar roupas antigas em novas, também têm encontrado maneiras inovadoras de reaproveitar calçados. Estima-se que as indústrias de roupas e calçados do mundo todo sejam responsáveis por 8% das emissões de gases do efeito estufa. O primeiro passo para a reutilização dos calçados é a coleta e separação dos materiais que chegam ao centro de triagem, por meio de doações depositadas nos contêineres espalhados em diversos lugares, de Salvador e na região metropolitana (Vilas do Atlântico, Abrantes, Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte e Camaçari). Iniciado no Brasil em 2021, o Repense Reuse é um projeto da Humana Brasil que coopera para o desenvolvimento sustentável 100% focado na economia circular e desenvolvimento social.

………………

familia de gustavo candota

Êxtase

Desde sua chegada, em 8 de março, o pequeno Domenico tem deixado seus pais, Gustavo e Giulianna Candota em permanente estado de absoluto encantamento, externando sentimentos muito intensos de alegria. Viva Domenico.

………………

turismo religioso na bahia

Turismo religioso da Bahia em evidência

O patrimônio religioso católico da Bahia foi o segmento escolhido por dez agentes de viagens do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, que passaram dois dias em Salvador visitando templos sagrados da cidade, como a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja de Santa Luzia, Santuário Santa Dulce dos Pobres, Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, Mosteiro do Salvador e a paróquia Nossa Senhora dos Alagados. Os agentes visitaram também o Centro Histórico, com paradas na Catedral Basílica, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A proposta é comercializar pacotes de passeios, tendo como referência os roteiros desenvolvidos pela Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

………………

Banco do Nordeste apoia projeto social em Portão

Crianças e adolescentes da comunidade de Portão, contarão com uma nova unidade escolar voltada para a prática do futebol. A implementação da escolinha faz parte dos planos estratégicos do Projeto Humana Futebol, selecionado no edital do Banco do Nordeste (BNB) pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal com o valor de R$ 300 mil. A iniciativa pretende ajudar 100 jovens em situação de vulnerabilidade social a desenvolverem habilidades técnicas na atividade, a partir do fornecimento de aulas gratuitas no bairro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui