– PASSEIO NA HISTÓRIA
Não fique com saudades do passado: mergulhe nele. Viva uma experiência sem igual nas ruas do Centro Histórico de Salvador. O Passeio na História é outra história. Não é um tour, é uma aula de campo que vai te fazer mergulhar na nossa história, memória e identidade cultural. Uma experiência de pertencimento. Salvador tem muitos segredos guardados para serem descobertos por quem tem vontade de aprender.
Sabia que ainda existem ruínas da muralha que cercava a Cidade do Salvador em 1613? Sabe onde funcionou o primeiro hospital da cidade, erguido no século 16? Conhece a história da Sé de Palha? Conhece a história de Caramuru? Já ouviu falar em Kirimurê? Sabia que os franceses estiveram aqui por 30 anos, no século 16? E que os holandeses tentaram invadir a Cidade do Salvador nove vezes? O Passeio na História é outra história.
As aulas são conduzidas por Louti Bahia com o auxílio de um guia contratado do Cadastur. Louti Bahia é pesquisador de cidades com experiência em pesquisas de campo na África (Angola), na Europa (Itália, Escócia e Irlanda) além de dezenas de cidades brasileiras, de todas as regiões. Louti Bahia é pós-graduado em Planejamento Regional, Urbano e Ambiental. Também tem o Passeio na História Kids. Informações: WhatsApp 71 8147-2923 ou Instagram @amoahistoriadesalvador
– BRINDANDO A VIDA. Alunas da academia Andrea Maestri, de Vilas do Atlântico, realizaram em setembro, uma viagem de lazer para Igatu, a vila de pedra da Chapada Diamantina. O passeio foi organizado por Neuza Veloso, aluna da academia e parceria da RNB Receptivo.
– A professora de dança Rita Lagrota, instrutora certificada pelo Gyrotonic Internacional Headquarters, inaugurou em Vilas do Atlântico um método inovador, que combina movimentos fluidos, respiração consciente e alongamento profundo, que promove o equilíbrio, a flexibilidade e a força do corpo, adequado para pessoas de todas as idades e níveis de aptidão.
– MUSEUS ON-LINE. Informações sobre museus baianos podem ser acessadas no Guia de Museus Baianos (guiademuseus.com.br), catálogo on-line com dados sobre os equipamentos, histórias, exposições e peças.
– DUPLA COMEMORAÇÃO. Na celebração pelos seus 41 anos, o engenheiro Alex Oliveira (camisa preta) se comportou como um orgulhoso coadjuvante, durante o encontro promovido pela esposa Rêise Gordiano. Todas as atenções estavam direcionadas para a filha, Biah (no colo da mãe, ao lado da amiga Adriele), que, na mesma data, completava seis meses encantando a família e os padrinhos, Ane e Paulo Maneira.
– ESPAÇO CULTURAL. A comunidade de Quingoma ganhou um espaço cultural em setembro, com a inauguração da Biblioteca Comunitária Rosane Fonseca de Azevedo Costa. O espaço onde foi implantado o novo ambiente de ensino e aprendizagem é do projeto Pró-Quilombola, administrado por Débora Rodrigues e Humberto Silva, e vem beneficiar jovens e adultos da comunidade com o incentivo à leitura, produção de textos e um infocentro. O projeto socioambiental Ilhas, fundado e coordenado pelo professor Henrique Moitinho, desenvolve tecnologia social na comunidade, contemplando jovens e adultos com capacitação em cursos de tecnologia e organização de equipes de alunos empreendedores ambientais atuando na coleta de lixo eletrônico, em Lauro de Freitas e outros municípios baianos.