terça-feira, agosto 9, 2022
Day Hospital Cof
InícioDestaque PrincipalSolidariedade cidadã mobiliza moradores e veranistas em mais uma ação ambiental

Solidariedade cidadã mobiliza moradores e veranistas em mais uma ação ambiental

No mês em que se celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o Coletivo Preserve Itacimirim promoveu mais um mutirão de limpeza na praia da Espera, em Itacimirim, Área de Proteção Ambiental Lagoas de Guarajuba. A ação integrou o Programa de Educação Ambiental do grupo e coletou 35 kg de resíduos, em apenas 1 hora de trabalho que envolveu treze voluntários, no local onde está fixada a placa do Programa Bandeira Azul, selo ecológico internacional concedido a praias que atendem critérios de balneabilidade e limpeza.

O material coletado, incluindo plástico, copos, garrafas, canudos, isopor e latas, foi recolhido pelo caminhão da empresa Naturalle, que presta serviço à Prefeitura de Camaçari. A convite de Ronaldo Maia, morador do condomínio Village Paraíso da Lagoa, na Ilha do Meio, o Coletivo participou no final da manhã daquele dia, do lançamento do Projeto “Adote uma árvore”, que promoveu o plantio de mudas, devidamente identificadas por placas com nomes das famílias moradoras do condomínio, que aderiram à iniciativa.

Na roda de conversa com os moradores, Alexandre Torres, coordenador do Coletivo Preserve Itacimirim e gestor de praia do Comitê Bandeira Azul e Gabriela Schahin Caritá, diretora executiva do Coletivo e membro do Conselho Comunitário de Segurança de Itacimirim e Barra de Pojuca-Conseg, apresentaram os objetivos e ações do grupo, destacando a necessidade de multiplicar as ações de proteção aos recursos naturais de Itacimirim.

Janecelia Nascimento e Renevaldo Lima, do Projeto Mundo Verde, explicaram o processo de descarte e aproveitamento do material reciclado, recolhido por eles em Itacimirim desde 2019, após a coleta seletiva já implantada em pousadas, condomínios e restaurantes. “A reciclagem é benéfica para a qualidade de vida no planeta, o meio ambiente, a saúde de todos. Os resíduos recolhidos são separados e destinados a empresas especializadas para evitar contaminação e dar o melhor reaproveitamento”, esclareceu Renevaldo que mora na Rua da Floresta, Beira Rio, Itacimirim.

O síndico do condomínio Paraíso da Lagoa, Marcelo Garcia, anunciou o início da coleta seletiva e a parceria com o projeto para contribuir na mobilização da comunidade em defesa do meio ambiente. “As placas foram feitas para as dezesseis famílias que aderiram ao plantio das mudas, vamos fazer nossa parte, buscar engajamento de todos os moradores, agradeço ao Coletivo Preserve Itacimirim e ao Projeto Mundo Verde, afirmou.

A administração do condomínio assegurou que continuará divulgando as ações do Coletivo e os resíduos da coleta seletiva serão recolhidos semanalmente pelo projeto Mundo Verde no local

As atividades do Coletivo Preserve Itacimirim são divulgadas nas redes sociais @coletivo_preserve_itacimirim

Mensalmente são realizados mutirões nas praias, lagoa e rio do bairro. Contatos para parcerias, com Alexandre Torres: (71) 98893-5740.

Claudia Patricia Diniz Correia é assistente social e jornalista (correia6@yahoo.com.br)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES