Trabalho em conjunto dos governos busca aumentar coberturas vacinais 

0
1202
atualize a caderneta de vacinacao

Duas estratégias para ampliar as coberturas vacinais estão sendo trabalhadas conjuntamente na Bahia: o Movimento Nacional pela Vacinação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e o Programa Vacina Bahia, criado pelo Governo do Estado. As duas iniciativas buscam reforçar o calendário vacinal de todas as faixas etárias, principalmente no grupo de crianças.

Uma das ações do Movimento Nacional é a campanha de multivacinação, já que “o Brasil vem registrando baixas coberturas vacinais desde 2016 e temos o desafio de recuperar as coberturas vacinais e também trazer de volta a confianças das pessoas nas vacinas”, como afirma Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. Ele visitou, em outubro, a única unidade de vacinação em shoppings na Bahia, o posto avançado instalado no Parque Shopping Bahia, quando foi informado pelo secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Augusto Cézar, que no espaço já haviam sido imunizadas aproximadamente seis mil pessoas, em dois meses de funcionamento.

“O Brasil vem registrando baixas coberturas vacinais desde 2016. Temos o desafio de recuperar as coberturas vacinais e também trazer de volta a confiança das pessoas nas vacinas”, afirmou Eder Gatti, durante a visita.

Em 2022, a cobertura vacinal na Bahia atingiu a taxa de 75,6% para vacinação contra a Poliomielite, 75,4% para Pentavalente, enquanto 79,4 % foram vacinados contra a Pneumocócica e outros 75,6 %, para a Tríplice Viral. Em 2023, apesar dos números ainda estarem defasados por conta de problemas no banco de dados do Ministério da Saúde, que atrasa a atualização dos índices, o Estado já registra uma pequena melhora nas taxas de imunização. A meta do Estado é que o índice alcance, no mínimo, 95% do público-alvo de cada imunizante.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui