Urinar muitas vezes ao dia é sintoma de bexiga hiperativa

    0
    162
    Envelhecimento pode levar a pessoa a ter vontade de urinar mais de oito vezes ao dia e até durante a noite. Esses são sinais típicos da bexiga hiperativa, que não é uma doença, mas um sintoma que indica outra causa.
     
    “Não dá para dizer que a bexiga hiperativa é consequência normal do envelhecimento, mas a incidência aumenta com a idade”, diz o urologista Marcos Paulo Freire. Isso acontece por vários motivos. Seja porque o sistema que envia ao cérebro os sinais de vontade de urinar já não funciona bem, seja porque a bexiga perdeu sua elasticidade e com pouco líquido já desperta a vontade.
     
    Freire diz que é importante que idosos com esses sinais vão ao médico. “Sei que alguns ficam com vergonha, até porque, às vezes, vaza um pouco de urina, mas há como tratar isso”, diz.
     
    O diagnóstico é baseado na conversa com um médico, como explica o urologista Alex Meller, da Universidade Federal de São Paulo. O médico pode pedir que a pessoa anote todas as vezes que vai ao banheiro, em uma espécie de diário, e pode, eventualmente, pedir exames de laboratório.
     
    Meller diz que, além da vontade urgente de urinar, a pessoa com bexiga hiperativa costuma soltar pouco líquido de cada vez. Ela pode também não conseguir segurar a urina até chegar ao banheiro. Fazer exercícios que ajudem a programar as idas e a segurar a bexiga faz parte do tratamento inicial.
     
    Cada passo do tratamento avança ou não conforme a necessidade. E a cura total vai depender de eliminar a causa, se isso for possível. Meller diz que quase sempre a bexiga hiperativa é resultado de outra doença. Uma bem comum é infecção urinária. Tratada, saem os sintomas. Outra é o diabetes. Importante é buscar tratamento. Ao menos para ter melhoras.
     
    ANSIEDADE TAMBÉM PODE SER CAUSA
    O urologia Alex Meller diz que muitas mulheres, com medo de terem infecção urinária, evitam segurar a urina, indo muitas vezes ao banheiro. Isso pode levá-la a ter um quadro igual ao de quem tem bexiga hiperativa. Com ansiosos, pode ocorrer a mesma coisa. A depressão pode ser associada a esse mal, mas a medicina ainda não explica as razões.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui