Uso de máscaras volta a ser obrigatório

0
553
Governo do Estado decreta obrigatoriedade no uso de máscara

Foi publicado na edição de 29 de novembro, do Diário Oficial do Estado, decreto estadual que determina as circunstâncias nas quais está restabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras. A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, vale para todo o território baiano e visa conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19.

O uso de máscaras volta a ser obrigatório em transportes públicos, como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres.

No dia 30 de novembro as medidas foram ampliadas, incluindo shoppings, lotéricas e bancos.

Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada, mas, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS”.

A necessidade da demonstração de vacinação é obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.

LAURO DE FREITAS

Em consonância com o decreto do Governo do Estado da Bahia, que restabelece a exigência do uso de máscaras em ambientes fechados, a Prefeitura de Lauro de Freitas ressalta a obrigatoriedade da medida protetiva no município, para conter o aumento de casos positivos da Covid-19.

Os atendimentos presenciais no Serviço de Atendimento ao Cidadão de Lauro de Freitas (SAC Municipal) e no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF) ficam condicionados à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção e a comprovação da vacinação mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do certificado Covid-19, obtido através do aplicativo “Conect SUS”. (Mais detalhes do decreto, CLIQUE AQUI).

Na primeira semana da barreira, iniciada dia 16 de novembro, a cada dez testes realizados nas USF’s para detecção da Covid-19, cinco apontaram resultados positivos. Já na segunda semana, o pico de testes positivos reduziu para a variação de 3,5, a cada dez realizados.

A Prefeitura de Lauro de Freitas disponibiliza os testes para detecção da Covid-19 nas Unidades de Saúde da Família Chafariz, Irmã Dulce, Caji/Vida Nova, São Judas Tadeu, Espaço Cidadão e também na Unidade de Pronto Atendimento 24h na Itinga (UPA). 

A vacina que protege contra a Covid-19 está sendo disponibilizada, das 8h às 15h, nas USFs Irmã Dulce, em Portão; Tarumã (Jardim Independência) e São Judas Tadeu (Espaço Cidadão), na Itinga; Manoel José Pereira, no Capelão; Padre João Abel, no Jambeiro; Antônio Carlos Rodrigues, em Areia Branca; e Parque São Paulo. A vacina também é dispensada das 8h às 12h no Ginásio de Esportes do Aracuí e na USF Vida Nova / Caji.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui