Precisamos tomar decisões ao longo da vida, infinitas vezes, algumas muito fáceis e outras que podem fazer a diferença para o resto da vida, como escolher a profissão que iremos atuar. Essas decisões são particularidades individuais de cada indivíduo inserido na sociedade e ambiente em que vive.
Mas existem determinadas decisões que não fazem parte de escolhas, de capricho, de ideais, de ambição, de momentos, relacionamentos, família, entre tantas. E uma delas é realizar atividades físicas.
Essa decisão está ligada a sua sobrevivência e bem-estar físico e psíquico e não à beleza, ao emagrecimento, ao fisiculturismo. É isso que temos que colocar em nossas mentes e nas de nossos filhos, amigos, pacientes de um modo geral, porque essa atividade é a base para andarmos no caminho do bem-estar e atingirmos uma qualidade de vida mínima para estarmos bem.
Você pode me dizer que não gosta de malhar, não tem tempo, que trabalha demais, que odeia academia (eu também não gosto muito), que trabalha os três turnos, e por aí vai. Mas, na maioria das vezes, com raras exceções, nós conseguimos fazer uma caminhada de 40 minutos diariamente, pegar uma bicicleta e dar umas pedaladas, subir cinco lances de escada, nadar na piscina do prédio ou no mar, descer dois pontos antes do trabalho e caminhar. Essas atitudes são importantes e ajudam a compensar os excessos do final de semana, melhoram o açúcar no sangue, diminuem o colesterol, oxigenam o sangue, além de algo muito importante: ajudam a prevenir o aparecimento de varizes e também diminuem a probabilidade de apresentar trombo embólicos, muito mais observados e diagnosticados neste período de pandemia e pós pandemia.
O período de isolamento social agravou muito as doenças cardiovasculares, mas agora temos que nos esforçar para mudarmos a rotina.
Se quisermos ter uma boa saúde temos que lutar contra a preguiça e o sedentarismo. Faz bem para o corpo, para a saúde e promove o bem-estar. Pense nisso.
Manoel Goes é angiologista (CRM 13792).
CLAM CENTRO – Praça Santo Amaro de Ipitanga, 16 (ao lado da Igreja Matriz). Tels.: 3378-0883 / 3287-0125 / 3287-0190 / 3287-0185. 9 9164-5123.
CLAM VILAS – Rua Itagi, 590. Centro Com. Milmares, lj 2 (ao lado Banco do Brasil). Pitangueiras. Tels.: 3379-0643 / 3379-8523 / 3369-2024. 9 8643-6654