Na manhã do dia 29 de outubro, familiares, amigos e vizinhos se despediram do ciclista Jorge Ney do Nascimento Caldas, 44, vítima fatal de sinistro de trânsito ocorrido na tarde da última quinta-feira (27) enquanto pedalava no bairro de Buraquinho, onde também morava, município de Lauro de Freitas, Bahia.
Embora o município tenha legislação específica voltada para ciclistas, definindo inclusive fonte de recursos a serem empregados quanto a sinalização exclusiva das vias, os riscos de pedalar em Lauro de Freitas tem aumentado, sobretudo para os que dependem da bicicleta como meio de transporte e cruzam a cidade em horários de pico, disputando espaços com veículos de médio e grande porte, a exemplo do caminhão envolvido na ocorrência que vitimou Jorge Ney.
Para Hendrik Aquino, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades, autor de estudo sobre o uso de bicicletas em Lauro de Freitas, a questão é antiga e já deveria estar sendo tratada como uma das prioridades nos municípios uma vez que o tema está diretamente relacionado com diversas outras questões elementares no aspecto do planejamento urbano, a exemplo da mobilidade, saúde, meio ambiente, segurança, geração de emprego e renda.
“É inadmissível o poder público ainda ignorar a quantidade crescente de usuários de bicicleta circulando por toda a cidade, sem que se disponha minimamente de sinalização específica como forma de harmonizar as relações entre os usuários das vias, alertando que elas também são utilizadas por ciclistas”, ressalta. “A legislação precisa sair do papel como forma de criar ambientes mais saudáveis e não como ferramentas meramente arrecadatórias de recursos financeiros.”, reforça, citando a Lei Municipal 1.892 de 2020, que destina 5% da receita das multas de trânsito para aplicação exclusivamente em implantação e sinalização de trânsito voltada aos ciclistas.
Ainda segundo Aquino, o município de Lauro de Freitas está bastante atrasado quanto a implantação de um sistema cicloviário pois fez parte do projeto Cidade Bicicleta (CB), elaborado pelo Governo do Estado e previsto para ser executado antes da Copa de 2014. “Lauro de Freitas e Salvador foram os dois únicos municípios incluídos no CB, no entanto, a Capital hoje conta com cerca de 300 km de sistema cicloviário enquanto munícipes de Lauro de Freitas pagam com a vida pela ausência de políticas públicas.”, destaca.