Fornecimento de água será suspenso em Lauro de Freitas e Busca Vida para obra da Embasa; ao todo 15 cidades serão afetadas

1
2716
abastecimento de agua interrompido em lauro de freitas
Foto: Igor Jácome/g1

O fornecimento de água será interrompido em diversas cidades da Bahia, incluindo Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari (localidade de Busca Vida), a partir do dia 13 de março. A medida será tomada para uma obra de ampliação da rede de abastecimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

A interrupção afetará 102 localidades de Salvador e 14 cidades, além da capital. O investimento da obra da Embasa é de R$ 106 milhões, e a estrutura vai interligar um trecho de 4 km de duplicação de adutora no sistema integrado de abastecimento.

Para isso, o serviço de água será interrompido a partir das 8h e a previsão de conclusão está prevista para a meia noite de terça-feira (14). Segundo a Embasa, a retomada será gradativa, com regularização nas 48 horas seguintes.

O novo trecho interligará a adutora existente em dois pontos: o primeiro ocorrerá próximo à Bahiafarma, em Simões Filho; e o segundo nas imediações do bairro da Palestina, em Salvador. Outros 46 serviços de manutenção preventiva na infraestrutura do sistema também serão feitos em paralelo.

A empresa informou ainda que a interrupção não causará grandes impactos no acesso à água nos imóveis que contam com reservatório que satisfaça a necessidade diária de consumo dos ocupantes. Com essa estrutura, se houver vazamento de água em uma das tubulações no trecho duplicado, não haverá a necessidade de suspender o fornecimento de água para conserto.

Entretanto, durante o período de interrupção, recomenda-se o uso racional da água disponível no reservatório domiciliar ou armazenada para uso. Confira algumas dicas de economia de água:

– Tome banhos mais curtos;

– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes;

– Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;

– Lave a calçada ou o quintal em outro dia e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;

– Dê preferência para lavar a roupa em outro dia ou use a lava-roupa apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;

– Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui