Horta solidária no centro de Lauro de Freitas atende 250 pessoas por mês

0
416
250 pessoas recebem doacoes da horta solidaria

O centro de Lauro de Freitas está mais verde e solidário desde setembro, quando foi implantada a primeira horta urbana solidária da cidade.

Desenvolvida pela Associação Atlética Ipitanga (AAI), a horta ocupa parte da área verde do Clube Ipitanga e atende em média 250 pessoas por mês com hortaliças, verduras e ervas.

horta solidaria mantem doacoes regulares para abrigo de idosos

Ao todo, cinco pessoas se responsabilizam pela manutenção da horta, que é regada três vezes ao dia, além dos cuidados com a limpeza e retirada de matos, colheitas e replantio. As despesas, como compra de adubos e sementes, são custeadas pela própria AAI, através de doações ou da receita do aluguel do espaço para a realização de eventos.

Para Sinaldo Souza, presidente da AAI, apesar do projeto ter apenas dois meses, os resultados já são gratificantes. “Neste período realizamos três colheitas e conseguimos atender ao ACCABEM – abrigo de idosos, duas creches, além de pessoas em situação de rua”.

No espaço da horta estão distribuídas 23 leiras, onde estão plantadas aipim, cenoura, tomate, couve, alface, coentro, cebolinha, além duas leiras destinadas à horta medicinal, com hortelã, boldo, capim-santo e outras ervas.

Além da horta, a AAI coordena outros seis projetos, a exemplo do Mercadinho Solidário, que doa cestas básicas para pessoas cadastradas; Salão Solidário, que atua na autoestima de mulheres com cuidados como corte de cabelo e doação de produtos de higiene pessoal; e o projeto Vista uma Criança, com doação de roupas, brinquedos e sapatos para 500 crianças no Natal.

“Nossa meta é conseguir ampliar, em 2024, a quantidade de pessoas que atendemos, com a manutenção dos projetos já existentes e a implantação de novos. A comunidade carente da cidade precisa de mais acolhimento e estamos fazendo a nossa parte”, concluiu.

Para doações e mais informações sobre os projetos, acompanhe o @mercadinho.solidario, no Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui