Personagem referenciado na comunidade, Zico – ou Adeilson de Oliveira Santos, como foi batizado, em Lagarto, Sergipe, onde nasceu –, comandou durante 33 anos o restaurante Flor de Oxum, no Centro de Lauro de Freitas. Por conta dos efeitos da pandemia, teve que reestruturar o negócio. Sem perder o entusiasmo, mudou de endereço e abriu o Restaurante dos Primos, na rua Almeida Machado, 195 (rua lateral ao colégio Bartolomeu de Gusmão, em frente ao estádio, no fim de linha dos ônibus), mantendo a parceria de mais de 30 anos com o primo Fábio Dantas.
Aberto para almoço na semana, o festival gastronômico da casa privilegia os aficionados do autêntico café da manhã regional, reforçado com iguarias ditas “de peso”: aos sábados mocotó, feijoada carioca, sarapatel (sem sangue), frango assado defumado, e aos domingos, ensopado de carneiro, galinha caipira com pirão, arrumadinho. A festa se completa com cuscuz de milho, ovos de quintal, café quentinho “da hora”, entre outras.
O lugar, simples e asseado, é temperado com um ingrediente bem regional: a resenha dos clientes. Praticamente todos se conhecem, pois quem vai lá pela primeira vez, acaba voltando, vira freguês e amigo.
Vale a pena a visita.