terça-feira, agosto 9, 2022
Day Hospital Cof
InícioNotíciasMeio Ambiente e SustentabilidadeOficina de compostagem doméstica incentiva educação ambiental

Oficina de compostagem doméstica incentiva educação ambiental

Despertar o interesse sobre a redução de lixo, consumo consciente e descarte de resíduos. Esta foi a principal proposta da oficina de compostagem: transformando resíduos orgânicos em composteira domésticas, realizada em julho no Parque Ecológico de Vilas do Atlântico, reunindo cerca de 30 participantes.

O projeto de compostagem doméstica é uma atividade idealizada pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Lauro de Freitas.

Na oficina, ministrada por Joana Kalid, da empresa Compostar, os participantes aprenderam o passo a passo de como montar uma composteira doméstica, na técnica de vermicompostagem, uma tecnologia de tratamento e valorização da fração orgânica dos resíduos que recorre a espécies de minhocas. Entre as técnicas de compostagem, a oficina ainda proporcionou reflexões que fortaleceram o conceito de sustentabilidade, a fim de mitigar os problemas ambientais sociais, de saúde pública e estimular a ideia de reciclagem e economia circular.

“Hoje eles aprenderam que 90% do que geram de resíduos podem ser transformados com a compostagem e reciclagem. Com essa prática a pessoa reduz o seu próprio lixo, contribui para um aterro menor na cidade, com a menor circulação do caminhão de lixo e consequentemente com a menor emissão de gás carbônico. Com o descarte do lixo sem orgânico, utilizado na compostagem, a pessoa contribui para a reciclagem, para a diminuição de animais que mexem nos lixos. Você cria uma consciência do que come e do que descarta. Quem faz compostagem, mexe com a terra, tem troca de energia, só coisas positivas”, concluiu Joana.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES