Ônibus com ar condicionado, Wi-Fi e piso baixo, como os que já circulam no CAB, farão a ligação do Jambeiro ao metrô, via Itinga.
O Governo do Estado vai disponibilizar, de forma inicialmente experimental, ônibus com ar condicionado, Wi-Fi e acessibilidade total, inclusive piso baixo, para reforço no atendimento do corredor de transporte do Jambeiro à estação Aeroporto do metrô, passando por Itinga.
A decisão – que favorece o uso do metrô e a extensão da linha para Lauro de Freitas – foi tomada durante audiência da prefeita Moema Gramacho com o governador Rui Costa, em dezembro. Ficou acordada uma “ação imediata para melhoria do transporte público no bairro de Itinga”.
A oferta de transporte urbano de qualidade tem potencial para aumentar a demanda da estação de metrô – condição necessária para a extensão da linha 2 até metade da Estrada do Coco. A decisão da população de Lauro de Freitas, expressa em audiência pública há sete anos, é levar o metrô até Portão.
A prefeita explica que “esses ônibus fazem parte de um projeto piloto de requalificação da frota integrada ao metrô para que o cidadão desfrute de um padrão de qualidade de serviço idêntico para os dois tipos de transporte, ônibus e metrô”. Ônibus desse tipo já circulam no CAB, em Salvador, também fazendo a interligação ao metrô. Para a prefeita, “toda a cidade será beneficiada” já que veículos liberados nessa linha passarão a atender outras demandas, já existentes.
VLT EM PAUTA
Na mesma reunião o governador autorizou um “estudo de viabilidade” para avaliar a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que poderia ligar Itinga ao Centro da cidade e Portão à estação de metrô mais próxima. Um estudo de viabilidade visa determinar se um determinado investimento é viável ou não. Segundo a prefeitura de Lauro de Freitas, assim que o estudo autorizado por Rui Costa ficar pronto será discutido com a prefeita Moema Gramacho o que poderá ser feito ou não.
Reunião com Rui Costa, João Leão, Mauro Cardim e empresa gaúcha tratou de estudos
O vice-governador João Leão disse em dezembro, no Instagram, ter participado de uma reunião “para tratar do procedimento de manifestação de interesse” de uma empresa do Rio Grande do Sul que fabrica um aerotrem. De acordo com Leão, a ideia seria interligar “o aeroporto até Lauro de Freitas”. O secretário de Planejamento de Lauro de Freitas, Mauro Cardim participou dessa reunião, mas a prefeitura de Lauro de Freitas afirma desconhecer a proposta.
METRÔ
O VLT foi uma das opções discutidas em 2011 para Lauro de Freitas, quando se avaliava a implantação de um corredor de ônibus na Estrada do Coco. Na época, uma grande mobilização definiu que a cidade teria direito ao metrô “até Portão”.
O atual contrato de concessão do metrô de Salvador e Lauro de Freitas prevê a possível extensão da linha 2 até o Km 3,5 da Estrada do Coco, a avenida Santos Dumont, assim que a demanda de passageiros na estação Aeroporto ultrapassar determinado patamar.
A CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema, acrescentou, em dezembro, mais dois trens, passando a operar com 34 unidades – e 110 novas viagens. São mais de 100 mil novos lugares por dia útil, o que vai aumentar o número de viagens e reduzir os intervalos entre os trens.
FOTO: Capa da edição 148, de maio de 2011 da Vilas Magazine, que mostrou a proposta do VLT: a cidade pediu o metrô até Portão
Nos horários de pico da manhã (das 6h29 às 8h38) e da tarde (das 16h45 às 19h20), passará um trem na linha 2 a cada 3’10”. Na Linha 1 será um trem a cada 2’41”. Nos horários entre picos, o intervalo será de 5’20” na Linha 1 e de seis minutos na Linha 2. A utilização da estação Aeroporto nos horários de pico é que será determinante para a extensão da linha para dentro de Lauro de Freitas.